Evento também contará com a presença do narrador esportivo Eder Luiz e de Charles Bezerra, especialista em inovação; Ação desenvolvida pela Y&R transformou a marca em um “personagem” da novela

O piloto Gerson Gouveia, personagem interpretado por Marcello Antony na novela “Passione”, tem mostrado ao telespectador que, a Goodyear, além de ser líder mundial em inovação tecnológica de pneus, é também uma empresa socialmente responsável. A iniciativa faz parte da ação de branded content, desenvolvida pela agência Y&R e pela equipe de marketing da empresa em parceria com a Rede Globo, para divulgar os diferenciais da marca e destacar o papel da iniciativa privada como agente transformador. A trama de Silvio de Abreu, repetindo o sucesso das obras anteriores do autor, já acumula uma das melhores audiências da emissora.

Os excelentes resultados do primeiro merchandising da Goodyear em novelas serão comemorados nessa sexta-feira (17), durante a última reunião gerencial do ano, no Hotel Intercontinental, em São Paulo. O evento contará com a participação de dois dos principais atores da novela – Marcello Antony e Reinaldo Gianecchini – e o ator Giacomo Pinotti, que interpreta o Adelino Dias, diretor de marketing da empresa, cujo cargo na vida real é exercido por Rui Moreira. O narrador esportivo da rádio Transamérica, Eder Luiz, será o mestre de cerimônia do evento.

“Vamos abrir a reunião anual celebrando o grande sucesso do nosso primeiro merchandising em novela. Mesmo não sabendo das reais dificuldades que o Gerson enfrentaria, tivemos apenas a preocupação de aparecermos de uma forma natural no conteúdo, exatamente como lidamos com essas questões na vida real”, comenta Rui Moreira. Além do presidente da empresa no Brasil, Giano Agostini, o atual presidente para a América Latina, Eduardo Fortunato, e Jaime Szulc, que assumirá o comando da Goodyear Latam em 2011, o encontro reunirá cerca de 100 profissionais, entre gerentes e diretores da empresa. A programação também inclui uma palestra do especialista em inovação Charles Bezerra.

Conteúdo de marca. Patrocinadora e fornecedora oficial de pneus da Stock Car Brasil, desde 2008, a Goodyear também patrocina a competição na ficção. A estratégia de comunicação desenvolvida pela agência Y&R e pela equipe de marketing da Goodyear, em parceria com a Rede Globo, para inserir a marca em “Passione” inclui um pacote de patrocínio formatado com os mesmos parâmetros da corrida, na realidade: exposição do logo em toda a identidade visual dos materiais da equipe – carros, boxes, macacão do piloto, capacete, roupa dos mecânicos, entre outros.

No total, entre cenas que destacaram produtos Goodyear ou reforçaram o compromisso da empresa com o bem-estar e a segurança das pessoas, cerca de quatro ações da marca estiveram na trama televisiva que vem atingindo picos de audiência, sempre contextualizadas com as histórias dos principais personagens. O Prosa G (Programa de Saúde Goodyear) – projeto dedicado aos colaboradores com a finalidade de promover a saúde e manter um ambiente de trabalho sem os efeitos nocivos decorrentes do uso indevido de álcool e outras drogas -, por exemplo, ganhou as telas. Em uma das cenas, quando o personagem de Antony estava com depressão e tentou se matar, a Goodyear entrou na história para apoiá-lo.
“Como patrocinador do Gerson na trama, oferecemos ajuda quando ele estava com problemas. Mostramos que o queríamos recuperado e de volta às pistas. Essa é uma política que adotamos com nossos funcionários e que foi muito bem ilustrada na novela”, destaca o diretor de marketing da Goodyear. Já o personagem Danilo (Cauã Reymond), levado por Gerson até a sede da Goodyear, contou com o apoio da empresa para obter ajuda e superar o problema com as drogas. Nas duas oportunidades, as cenas da novela mostraram cartazes do Prosa G e um ator no papel de funcionário da Goodyear disposto à ajudá-los.
Outra iniciativa da marca que conquistou espaço na novela foi o Programa de Reciclagem. Durante um capítulo, Gerson vai até um revendedor Goodyear para trocar os pneus de seu carro. No local, após efetivar a troca, um vendedor do estabelecimento informa ao piloto de Stock Car que os pneus velhos devem ficar lá, pois eles fazem o descarte ambientalmente correto do pneu.

De acordo com o Rui Moreira, o retorno institucional da presença da Goodyear na atração global superou as expectativas. Com isso, a empresa poderá considerar futuros investimentos nesse formato, independente do canal – TV, web, rádio etc. “A parceria com a Rede Globo e a confiança mútua entre ambas as empresas, foi crucial para o sucesso deste projeto. Estamos muito satisfeitos com a cooperação de todos os envolvidos”, destaca Rui.