O programa gratuito de capacitação em tecnologia para pessoas em situação de vulnerabilidade social tem 60 novos alunos em São Paulo
· A ONG Soul Bilíngue, parceira do Ford , anunciou o vencedor da primeira bolsa de intercâmbio para estudo de inglês no exterior
· Este ano, além de programação front-end, o curso passou a incluir treinamento de Power BI e linguagem Phyton em São Paulo
O Ford , programa gratuito de formação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade social, iniciou uma nova turma com 60 alunos em São Paulo. O objetivo do curso é capacitar os participantes para atuar como programadores de software no mercado de tecnologia, que tem uma grande carência de pessoal qualificado. Ele foi criado pela Ford e pela Ford Philanthropy, frente filantrópica da empresa, e é desenvolvido em parceria com o Global Giving, SENAI e Rede Cidadã no Brasil.
Este ano, o conteúdo do Ford em São Paulo foi ampliado para mais de 260 horas. Além de programação front-end, aulas de inglês, lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras, ele passou a oferecer treinamento em Power BI (inteligência de negócios para tratamento e fácil visualização de dados) e Phython (linguagem de programação simplificada usada em diversas aplicações, como desktop, web, servidores e ciência de dados).
Outra novidade introduzida este ano é a parceria com a Soul Bilíngue, que ofereceu 100 vagas no curso de inglês da ONG a ex-alunos do Ford e a oportunidade de concorrer a duas bolsas de intercâmbio para estudo do idioma no exterior. O seu primeiro vencedor, anunciado agora, é Rafael de Oliveira Carvalho, aluno do curso na Bahia, que terá a oportunidade de estudar inglês durante um mês em outro país. A segunda bolsa será entregue no início de 2026.
“Participar da Soul Bilíngue foi uma das experiências mais marcantes e transformadoras da minha vida. Desde o primeiro dia, percebi que não seria apenas um curso de inglês, e sim uma jornada de autoconhecimento, aprendizado e troca”, diz Rafael. “Hoje, vejo que cresci muito mais do que imaginava. Não consigo nem colocar em palavras a felicidade e a gratidão que sinto, difícil acreditar que consegui. O processo todo de mentoria foi fundamental para que eu conquistasse a bolsa. Agora o objetivo é continuar me superando cada vez mais.”
Para Ariane Noronha, CEO e fundadora da Soul Bilíngue, é uma alegria poder levar o estudo de um novo idioma por meio da Soul Bilíngue para estudantes, como os do programa Ford na Bahia e em São Paulo. “Este ano, tive a honra de estar em Salvador conversando com alunos e vi de perto uma força de vontade e dedicação que me emocionaram profundamente”, afirma. “Sempre que me encontro com estudantes que nunca pisaram em outro território e, até nos conhecer, viam o inglês como algo muito distante, minha certeza se renova: oportunidades e referências têm o poder de mudar destinos.”
Deixe um comentário