FILA OUSA EM NOVA CAMPANHA PUBLICITÁRIA E INVESTE FORTE NAS AÇÕES DE MARKETING PARA 2011

No ano em que comemora o seu primeiro centenário, marca cria mote de campanha “Make the Rules”, que incentiva seus consumidores a ditarem suas próprias regras no esporte, no estilo e no lifestyle

No próximo dia 22 de maio, entrará no ar em todo o País a nova campanha publicitária da Fila. A marca, que em 2011 comemora um século de atuação no mundo, apostará forte nas ações de marketing e, para isso, anuncia um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões, que será destinado à todas as ações de marketing no decorrer do ano.

A empresa dá a largada com a campanha publicitária, que envolverá canais da tevê aberta, além de abranger outras mídias como revistas, sites, mídias sociais e externas, além de peças especiais de PDV. Criada pela agência GAD’Agency, a comunicação tem como objetivo reforçar o conceito estilo – característica que diferencia a marca dentro do mercado esportivo.

“O nosso briefing era resgatar toda a história da Fila, que sempre foi ligada à inovação e ao estilo, aliados à qualidade e excelência de seus produtos. Para isso, desenvolvemos uma campanha para perpetuar e consolidar essa história, estendendo todo este conceito para o futuro legado de clientes e apaixonados pela marca”, explica Mário Paravisi, diretor-executivo da GAD’Agency.

Presente no tênis, futebol, running e fortemente posicionado no lifestyle esportivo, a Fila buscou criar um contraponto no mote Make The Rules – propositalmente escolhido em inglês, já que a campanha se iniciará no Brasil e, em breve, chegará a outros países da América Latina, como Argentina e Chile.

“A palavra Style estará presente com destaque em todas as peças publicitárias, para ressaltar o grande diferencial da marca com relação ao segmento, por isso A Fila, que sempre se destacou pelo Style exclusivo consegue inserir estilo não só na sua linha casual, mas também nas linhas de performance”, ressalta Marcelo Amarante, diretor da marca no Brasil.

Na campanha, as palavras contrapõem-se as imagens de movimento, protagonizada pelos modelos, mostram aos consumidores da Fila que o importante é seguir as próprias regras com originalidade e autenticidade, peculiaridades fortes da marca.

Fila faz investimento em diversos segmentos esportivos
Para Marcelo Amarante, diretor da Fila no Brasil, a versatilidade é a palavra de ordem da marca. “Hoje, estamos presentes no futebol com o patrocínio do Botafogo e Figueirense. Pelo quarto ano consecutivo, patrocinamos a Fila Night Run, maior corrida de rua noturna do País, com meta de atrair mais de 100 mil corredores ao longo de 2011. Sem falar que somos referência no atletismo, com a elite africana”, explica o diretor.
No DNA da marca, também está registrado uma revolução no tênis. “A Fila foi responsável por quebrar o código de se vestir no tênis, com o Björn Borg. Na época na qual tudo girava em torno do branco, a empresa inovou inserindo cor e estilo”, relata Marcelo Amarante.
Em 2011, a Fila patrocinará, no Brasil, o Campeonato de tênis de Campos de Jordão, além de dar apoio a renomados atletas internacionais na modalidade esportiva como Kim Clijsters, Svetlana Kuznetsov, Janko Tipsarevic, dentre outros.
Estes são alguns dos eventos agendados para acontecer no decorrer do ano, refletindo uma postura agressiva da Fila em manter o forte ritmo de crescimento.

[+] Números expressivos da Fila
Alguns números revelam porque a Fila conquistou a posição da quarta marca em calçados esportivos:
– Lançou, em 2011, a Fila Store, primeira loja-conceito da marca na América Latina. No projeto, foram investidos U$ 2,5 milhões;
– Fechou o ano de 2010, com um total de 4,6 milhões de pares de tênis e peças de vestuários vendidos no Brasil;
– Os bons resultados dos clubes alavancaram toda a linha de futebol da marca. O Botafogo, sozinho, proporcionou um crescimento de 68%, enquanto o Figueirense foi responsável por uma expansão de 44%;
– Em 2010, registrou um crescimento de 21% no faturamento em relação a 2009, saltando da quinta para a quarta posição em market share, de acordo com o ranking Kantar Worldpanel (antigo Latin Panel).
[+] Sobre a Campanha
A partir do dia 22 de maio, as peças publicitárias criadas pela GAD’Agency poderão ser conferidas em diferentes veículos. Na tevê, a Fila estará presente nas redes Globo e Band., Na mídia impressa, haverá anúncios nas revistas Época, Vip, Trip, TPM, 29 Horas, entre outras. Presença da marca também nos portais UOL, Yahoo e Terra, além de várias mídias externas.
FICHA TÉCNICA
Campanha: Fila – Make The Rules
Agência: GAD’Agency
Diretor Executivo: Mário Paravisi
Diretores de Arte: André Mosquito/Felipe Altenhofen
Assistentes de Arte: Eidy Tashima/ Gabriel Gamba
Redator: Luciano Kunzler
Designers: Samuel Schutt/Fernanda Leite
Diretor de Planejamento: Gilberto Della Giustina
Planejadores: Eduardo Brandalise/ Luciana Leie
Diretora de Planejamento de Canais: Luisa Bernardes
Diretora de Atendimento: Regeane Ferraz
RTVC: Fabiana Crippa
Produção em Vídeo: Zeppelin
Produção em Áudio: A9
Fotográfo: Raul Krebs
Aprovação: Francisco Machado/Marcelo Amarante/Diogo Guimarães