O Facebook anuncia hoje os vencedores da primeira edição do Facebook Studio Awards, prêmio que reconhece as principais campanhas de marketing baseadas em conexões sociais.
No total foram 11 campanhas vencedoras, de 10 agências, representando 7 países. Os prêmios foram distribuídos em quarto categorias: azul, ouro, prata e bronze.
O prêmio considerou o impacto social da campanha, o tipo de interação do público, o uso dos produtos de marketing do Facebook, integração com outras mídias e a escala para compartilhar conteúdo.
Na categoria Azul, principal para o prêmio, foi reconhecida a American Express, dos Estados Unidos, com uma campanha feita pela agência Digitas para incentivar as vendas em cerca de 500 mil pequenos estabelecimentos comerciais durante um sábado. A estratégia gerou 2,7 milhões de fãs, que clicaram no botão Curtir.
A ação da Nike sobre a Corrida Rio-SP, produzida pela agência LiveAd, foi a única da América Latina a ser premiada, na categoria bronze, ao lado de campanhas de países como Estados Unidos e Austrália.
O evento aconteceu em outubro de 2011. Em parceria com a LiveAd, a Nike usou a tecnologia RFID (sigla em inglês para identificação por rádio-freqüência) numa câmera que registrava a passagem do atleta em um tapete. Imediatamente a foto era postada em seu perfil no Facebook.
“O Facebook Studio Awards é uma forma de influenciar as agências como fonte de inspiração, nova forma de compartilhar idéias, principalmente entre os produtos do Facebook, e promover o engajamento de forma social”, segundo Jennifer Kattula, gerente de marketing e publicidade do Facebook.
Desde a abertura das inscrições, em outubro, mais de mil candidatos submeteram seus trabalhos. Entre os temas das campanhas vencedoras estiveram democratização da filantropia, aproximação dos mundos online e offline por meio do uso da tecnologia RFID para publicação de posts, uso de dados para visualização e engajamento via páginas e publicações.
Entre os jurados para o prêmio estiveram Mark D’Arcy, do Facebook, e integrantes de grandes agências, como David Sable, da Y&R, Susan Credle, da Leo Burnett; Stephen Goldblatt, da EVB. Também participaram Jeff Benjamin, da JWT e Nick Law, da R/GA.
Todos os premiados estão neste link: facebook-studio.com/awards
A campanha da Nike está neste link: http://facebook-studio.com/gallery/submission/corrida-sp-rio-2011