O mercado editorial ganhou uma nova publicação: a POR EXEMPLO. A revista, que a cada edição trará histórias de brasileiros que são exemplo de vida, superação e atitude, será vendida exclusivamente na rede Extra, em suas 475 lojas, em 19 estados e no Distrito Federal. O preço de capa, de R$ 2,50, é 100% revertido, após impostos, para projetos de organizações não-governamentais que promovem a educação de qualidade no Brasil.
Com uma tiragem de 280 mil exemplares e 8 edições por ano, a expectativa é reverter, em um ano de projeto, R$ 4,9 milhões para a causa. As ONGs Parceiros da Educação e Todos Pela Educação receberão, cada uma, 20% das doações. Os 60% restantes da renda serão aplicados em projetos de todo o país, selecionados por meio de um edital, que será publicado na revista.
O baixo valor de capa da publicação – que é acompanhada ainda por uma revista infantil, a POR EXEMPLO Para Crianças – tem o intuito, segundo a rede, de “democratizar o acesso à informação e à cultura”. As histórias de vida são acompanhadas por orientações práticas, para o leitor poder realizar, no seu dia a dia, as atitudes que o inspirarem na revista.
“O objetivo é enaltecer os bons exemplos, que por sua vez, remetem a importantes princípios compartilhados pelo Extra, como família, cidadania, responsabilidade social e ambiental. Queremos mostrar pessoas comuns que, com boas ideias, trabalham para criar um mundo cada vez melhor”, explica Daryalva Bacellar, gerente de responsabilidade social do Grupo Pão de Açúcar, à qual a bandeira Extra pertence.
A revista é financiada por meio de cotas de patrocínio, vendidas a empresas como Kraft Foods e Procter & Gamble, que, pelo apoio, recebem páginas para publicidade.
“Com a POR EXEMPLO, vamos mobilizar a sociedade para uma causa que, afinal, é de todos. Unimos empresas, que viabilizam o projeto; os cidadãos, que ao comprar a revista ajudam suas comunidades e são ajudados pelo conteúdo, e o terceiro setor, que transforma os recursos da venda em ações reais pela melhoria da educação”, diz Rodrigo Pipponzi, diretor executivo da Editora MOL, correalizadora do projeto. “Já temos um case de sucesso com esse modelo, e estamos confiantes de que, com a força do Extra, mesmo fugindo completamente dos padrões do mercado editorial, POR EXEMPLO será uma das maiores revistas em circulação no país – e com um impacto único”, completa.