Pelo segundo ano seguido, Cacau Show recebe o maior número de menções em mensagens postadas por internautas no microblog;

A primeira colocada é quase oito vezes mais citada do que Bauducco e Kopenhagen, que figuram na segunda colocação do ranking, com empate técnico.

A Cacau Show é, em 2011, a marca mais comentada no Twitter quando o assunto é panetone ou chocotone. A constatação faz parte de um levantamento da E.life, empresa brasileira conhecida internacionalmente por seus estudos sobre o universo das redes sociais, que acompanhou pelo segundo ano consecutivo a repercussão no microblog, durante o período pré-natalino, em torno destes dois produtos. Em 2010, a Cacau Show também registrou o maior volume de menções em mensagens sobre o tema.

Por meio do E.life TweetMeter – software que mapeia 24 horas o buzz no microblog – a empresa monitorou entre os dias 04 e 15 de dezembro de 2011 os termos “panetone” e “chocotone” associados às seguintes marcas: Amor aos Pedaços, Bauducco, Cacau Show, Casa Suíça, Havanna, Kopenhagen, Nestlé, Ofner, Qualitá, Village e Visconti.

De um total de 3.364 tweets com esse perfil, a Cacau Show é mencionada em 2.445 mensagens. Seu buzz é quase oito vezes maior do que Bauducco e Kopenhagen, que ocupam a segunda posição do ranking – com empate técnico – e são citadas em 310 e 306 posts, respectivamente. Em seguida, aparece a Nestlé, com 92 menções em tweets. A lista das mais comentadas continua com Havanna, Visconti, Ofner, Village, Qualitá, Amor aos Pedaços e Casa Suíça, nesta ordem.

No ano passado, quando a E.life realizou pela primeira vez o levantamento – no período de 18 a 22 de dezembro de 2010 – as quatro marcas mais mencionadas em mensagens sobre panetones e chocotones também foram, respectivamente, Cacau Show, Bauducco, Kopenhagen e Nestlé.

O estudo deste ano aponta ainda que, de forma geral, todas as marcas são mais elogiadas do que criticadas no que se refere ao sabor dos produtos.

Como foi o buzz sobre os panetones e chocotones de cada marca (por ordem das mais comentadas)

1) Cacau Show – Os picos de menções à marca foram registrados nos dias 5 e 15 de dezembro. Destacam-se os comentários sobre o panetone trufado – encontrados em 380 tweets – e também os retweets da mensagem “Troco pessoas falsas por um panetone da Cacau Show”.

2) Bauducco – A marca teve grande número de menções nos dias 5 e 15 de dezembro. Os termos “comercial”, “propaganda”, “menina” e “boneca” são bastante associados às mensagens sobre seus panetones e chocotones e fazem referência ao comercial da Bauducco exibido na TV.

3) Kopenhagen – O auge de sua repercussão se deu entre os dias 12 e 14 de dezembro. A maioria (76%) dos tweets é decorrente de uma promoção realizada pelo Shopping Estação, da cidade de Curitiba (PR), que sorteou panetones Lajotinha.

4) Nestlé – O buzz sobre a marca ficou bastante dividido no período da análise e teve maior volume nos dias 6, 12 e 13 de dezembro. As promoções e sorteios de panetones Nestlé tiveram destaque nas mensagens monitoradas. O panetone com recheio de doce de leite também foi lembrado pelos internautas.

5) Havanna – A marca argentina é mencionada principalmente em mensagens sobre o panetone recheado com doce de leite.

6) Visconti – A mensagem em tom de brincadeira, publicada pelo perfil @xuxaverde com os dizeres “Fui no Jumbo, abri uma caixa de panetone da Bauducco e coloquei dentro de um da Visconti pra pagar mais barato. Vem gente”, foi retuitada por outros usuários do Twitter.

7) Ofner – A cesta de Natal ofertada pela empresa Empório Gourmet, incluindo um panetone da marca, foi comentada na rede.

8) Village – A marca foi mencionada, principalmente, por conta da repercussão da mensagem “Árvore brilhando, família reunida, sonhos, agradecimentos, presentes trocados e panetone Village p/ comemorar as conquistas! #osabordonatal”.

A análise qualitativa foi realizada somente em torno das marcas que somaram, no mínimo, 30 tweets.

Sobre a E.Life – Empresa brasileira líder na América Latina em inteligência de mercado e gestão do relacionamento nas redes sociais sobre marcas, produtos e serviços a partir de comunidades, blogs, sites pessoais, fóruns e outros canais onde ocorram, de forma pública, diálogos espontâneos de consumidores. A companhia iniciou suas atividades em 2006 e conta com duas divisões: a E.life Monitor, responsável pelo monitoramento, análise e insights em redes sociais utilizando tecnologias próprias, e a E.life Social CRM, para gestão do relacionamento em redes sociais. O grupo E.life abrange também outras duas empresas: a Social Agency (agência de marketing on-line focada no posicionamento da marca em redes sociais), com operação totalmente independente, e a Landscape (especializada em ações que utilizam projeção e/ou realidade aumentada). Mais informações: www.elife.com.br.