Por ser uma oportunidade de potencializar o aprendizado profissional e iniciar carreira no mercado de trabalho, o estágio é uma etapa imprescindível durante o percurso de formação especializada. Devido a esta preocupação, muitos alunos acabam optando por atividades que nem sempre são remuneradas, com objetivo de valorizar o currículo e aumentar as chances de conquistar uma vaga de trabalho.
Para o psicólogo Fernando Elias José, o estágio não remunerado pode ser uma ótima ajuda aos profissionais em início de carreira, principalmente àqueles que desejam seguir profissões que exigem muito conhecimento prático na hora da contratação. “Independente da remuneração, o estágio é importante para que o estudante vivencie a profissão escolhida dentro do ambiente de trabalho. Vale ressaltar que o mercado de trabalho passa por um momento de expansão, o que vem exigindo candidatos cada vez mais qualificados. Para isso, é necessário adquirir conhecimento teórico e prático.” explica o especialista.
Fernando Elias José é psicólogo, mestrando em Cognição Humana na PUCRS, especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela WP Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, com Curso de Extensão em Psicoterapia Cognitiva na UFRGS. Ministra palestras e é membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. Há doze anos dedica-se à pesquisa em Ciências Cognitivas e vem trabalhando com preparação para provas e concursos. Realiza também atividades como consultor comportamental em empresas.