O Estadão lança hoje, 30 de maio, a quarta edição do Marcas Mais, ranking elaborado em parceria com a consultoria TroianoBranding. A publicação especial traz as marcas mais desejadas em 30 dos principais segmentos do mercado e tem como objetivo compreender o que faz com que os consumires percebam a relevância que gera o engajamento e influencia diretamente na decisão de compra e uso e produtos e serviços.
“O estudo aprofundado das preferências do público presente no Marcas Mais revela uma base sólida para entender como se constrói um relacionamento efetivo entre empresas e consumidores. Além de ranquear as marcas mais desejadas em 30 categorias, houve a preocupação em buscar conteúdo relevante e inédito para compartilhar com nossos leitores: entrevista com líder de marca do Uber, Bozoma Saint Jones; conversa com David Aaker, guru mundial no tema e outros conteúdos tão bacanas quanto”, explica Luis Fernando Bovo, diretor de projetos especiais do Estadão.
As categorias analisadas são: alimentos industrializados, aparelhos celulares e tablets, aparelhos de TV e vídeo, artigos esportivos, automóveis, bancos, canais de TV por assinatura, cartões, cervejas, comércio online, companhias aéreas, computadores, construtoras, cosméticos, destinos turísticos, empresas de TV por assinatura, empresas de viagem, fabricante de eletrodomésticos, lojas de roupas, operadoras de telefonia e internet, planos de saúde, poupança, redes de fast food, refrigerantes, seguradoras, universidades particulares e supermercados e hipermercados.
Além da edição premium comercializada em bancas da capital paulista a partir 30 de maio, o Guia também pode ser acessado pelo site www.estadaomarcasmais.com.br. Para assinantes e leitores, a edição diária do jornal contará com um caderno especial com os principais destaques da publicação.
Para a elaboração do Marcas Mais, foram realizadas e analisadas 11.500 entrevistas com consumidores de todo o país das classes A, B, e C do Critério Brasil, homens e mulheres. Os indicadores de avaliação utilizados foram: níveis de conhecimento da marca, padrão de referência que demonstram em adquiri-la, grau de rejeição que a marca gera, nível de associação da marca a três atributos da categoria de negócios que ela pertence. Em seguida, os entrevistados são classificados em cinco patamares de envolvimento. A combinação desses patamares gera o índice que posiciona cada marca no ranking.
Conteúdo exclusivo
Além do ranking, o Marcas Mais traz ao leitor conteúdos exclusivos. Entre os destaques o Estadão traz uma entrevista exclusiva no país com Bozoma Saint John, diretora de marca do Uber, que determinou como objetivo pessoal humanizar a empresa. O especial também traz uma conversa com um guru do marketing, o norte-americano David Aeker, responsável pelo desenvolvimento de um modelo de cálculo do brand equity. Para fechar, Pedro Dória, jornalista e colunista do Estadão traz uma reflexão sobre a crise de imagem vivenciada pelo Facebook.
Confira abaixo a lista dos vencedores de São Paulo da quarta edição do Marcas Mais:
ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS 1º SADIA 2º NESTLÉ 3º PERDIGÃO APARELHOS CELULARES E TABLETS 1º SAMSUNG 2º APPLE 3º MOTOROLA APARELHOS TV E VÍDEO 1º SAMSUNG 2º LG / SONY 3º PHILIPS ARTIGOS ESPORTIVOS 1º ADIDAS 2º NIKE 3º MIZUNO AUTOMÓVEIS 1º HONDA 2º CHEVROLET 3º VOLKSWAGEN BANCOS 1º ITAÚ UNIBANCO 2º BANCO DO BRASIL / BRADESCO 3º CAIXA ECONÔMICA CANAIS DE TV POR ASSINATURA 1º TELECINE 2º FOX 3º DISCOVERY CHANNEL / HBO CARTÕES 1º MASTERCAD 2º VISA 3º VISA ELECTRON CERVEJAS 1º SKOL 2º HEINEKEN 3º BRAHMA COMÉRCIO ON-LINE 1º AMERICANAS 2º MAGAZINE LUIZA 3º SUBMARINO COMPANHIAS AÉREAS 1º GOL 2º AZUL 3º LATAM COMPUTADORES 1º APPLE 2º DELL 3º SAMSUNG CONSTRUTORAS 1º MRV 2º CAMARGO CORRÊA 3º GAFISA COSMÉTICOS 1º O BOTICÁRIO 2º NATURA 3º AVON DESTINOS TURÍSTICOS 1º FERNANDO DE NORONJA 2º FLORIANÓPOLIS / FORTALEZA 3º MINAS GERAIS / NATAL / SÃO PAULO EMPRESAS DE TV POR ASSINATURA 1º NET 2º SKY 3º VIVO EMPRESAS DE VIAGEM 1º CVC 2º DECOLAR 3º TRIVAGO FABRICANTES DE ELETRODOMÉSTICOS 1º BRASTEMP 2º ELETROLUX 3º CONSUL /PHILIPS WALITA HIGIENE PESSOAL 1º JOHNSON&JOHNSON 2º DOVE 3º COLGATE LOJAS DE ELETRO-DOMÉSTICOS E MÓVEIS 1º AMERICANAS 2º CASAS BAHIA 3º MAGAZINE LUIZA LOJAS DE ROUPAS 1º RENNER 2º C&A / HERING / RIACHUELO 3º MARISA/ TNG OPERADORES DE TELEFONIA E INTERNET 1º VIVO 2º CLARO / NET 3º TIM PLANOS SAÚDE 1º UNIMED 2º AMIL 3º BRADESCO SEGUROS / SULAMERICA SEGUROS POUPANÇA 1º CAIXA ECONÔMICA 2º BRADESCO 3º ITAÚ PRODUTOS DE LIMPEZA 1º VEJA 2º OMO 3º YPÊ REDE DE FAST FOOD 1º BURGUER KING 2º MCDONALD’S 3º SUBWAY REFRIGERANTES 1º COCA COLA 2º GUARANÁ ANTARCTICA 3º FANTA / SPRITE SEGURADORAS 1º PORTO SEGURO 2º BRADESCO SEGUROS 3º ITAÚ SEGUROS / SULAMERICA SUPERMERCADOS 1º EXTRA 2º CARREFOUR 3º WALMART UNIVERSIDADES PARTICULARES 1º PUC – SP 2º MACKENZIE 3º FGV