O Estadão lança hoje, 30 de maio, a quarta edição do Marcas Mais, ranking elaborado em parceria com a consultoria TroianoBranding. A publicação especial traz as marcas mais desejadas em 30 dos principais segmentos do mercado e tem como objetivo compreender o que faz com que os consumires percebam a relevância que gera o engajamento e influencia diretamente na decisão de compra e uso e produtos e serviços.

“O estudo aprofundado das preferências do público presente no Marcas Mais revela uma base sólida para entender como se constrói um relacionamento efetivo entre empresas e consumidores. Além de ranquear as marcas mais desejadas em 30 categorias, houve a preocupação em buscar conteúdo relevante e inédito para compartilhar com nossos leitores: entrevista com líder de marca do Uber, Bozoma Saint Jones; conversa com David Aaker, guru mundial no tema e outros conteúdos tão bacanas quanto”, explica Luis Fernando Bovo, diretor de projetos especiais do Estadão.

As categorias analisadas são: alimentos industrializados, aparelhos celulares e tablets, aparelhos de TV e vídeo, artigos esportivos, automóveis, bancos, canais de TV por assinatura, cartões, cervejas, comércio online, companhias aéreas, computadores, construtoras, cosméticos, destinos turísticos, empresas de TV por assinatura, empresas de viagem, fabricante de eletrodomésticos, lojas de roupas, operadoras de telefonia e internet, planos de saúde, poupança, redes de fast food, refrigerantes, seguradoras, universidades particulares e supermercados e hipermercados.

Além da edição premium comercializada em bancas da capital paulista a partir 30 de maio, o Guia também pode ser acessado pelo site www.estadaomarcasmais.com.br. Para assinantes e leitores, a edição diária do jornal contará com um caderno especial com os principais destaques da publicação.

Para a elaboração do Marcas Mais, foram realizadas e analisadas 11.500 entrevistas com consumidores de todo o país das classes A, B, e C do Critério Brasil, homens e mulheres. Os indicadores de avaliação utilizados foram: níveis de conhecimento da marca, padrão de referência que demonstram em adquiri-la, grau de rejeição que a marca gera, nível de associação da marca a três atributos da categoria de negócios que ela pertence. Em seguida, os entrevistados são classificados em cinco patamares de envolvimento. A combinação desses patamares gera o índice que posiciona cada marca no ranking.

Conteúdo exclusivo

Além do ranking, o Marcas Mais traz ao leitor conteúdos exclusivos. Entre os destaques o Estadão traz uma entrevista exclusiva no país com Bozoma Saint John, diretora de marca do Uber, que determinou como objetivo pessoal humanizar a empresa. O especial também traz uma conversa com um guru do marketing, o norte-americano David Aeker, responsável pelo desenvolvimento de um modelo de cálculo do brand equity. Para fechar, Pedro Dória, jornalista e colunista do Estadão traz uma reflexão sobre a crise de imagem vivenciada pelo Facebook.

Confira abaixo a lista dos vencedores de São Paulo da quarta edição do Marcas Mais:

ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS
SADIA
NESTLÉ
PERDIGÃO
APARELHOS CELULARES E TABLETS
SAMSUNG
APPLE
MOTOROLA
APARELHOS TV E VÍDEO
SAMSUNG
LG / SONY
PHILIPS
ARTIGOS ESPORTIVOS
ADIDAS
NIKE
MIZUNO
AUTOMÓVEIS
HONDA
CHEVROLET
VOLKSWAGEN
BANCOS
ITAÚ UNIBANCO
BANCO DO BRASIL / BRADESCO
CAIXA ECONÔMICA
CANAIS DE TV POR ASSINATURA
TELECINE
FOX
DISCOVERY CHANNEL / HBO
CARTÕES
MASTERCAD
VISA
VISA ELECTRON
CERVEJAS
SKOL
HEINEKEN
BRAHMA
COMÉRCIO ON-LINE
AMERICANAS
MAGAZINE LUIZA
SUBMARINO
COMPANHIAS AÉREAS
GOL
AZUL
LATAM
COMPUTADORES
APPLE
DELL
SAMSUNG
CONSTRUTORAS
MRV
CAMARGO CORRÊA
GAFISA
COSMÉTICOS
O BOTICÁRIO
NATURA
AVON
DESTINOS TURÍSTICOS
FERNANDO DE NORONJA
FLORIANÓPOLIS / FORTALEZA
MINAS GERAIS / NATAL / SÃO PAULO
EMPRESAS DE TV POR ASSINATURA
NET
SKY
VIVO
EMPRESAS DE VIAGEM
CVC
DECOLAR
TRIVAGO
FABRICANTES DE ELETRODOMÉSTICOS
BRASTEMP
ELETROLUX
CONSUL /PHILIPS WALITA
HIGIENE PESSOAL
JOHNSON&JOHNSON
DOVE
COLGATE
LOJAS DE ELETRO-DOMÉSTICOS E MÓVEIS
AMERICANAS
CASAS BAHIA
MAGAZINE LUIZA
LOJAS DE ROUPAS
RENNER
C&A / HERING / RIACHUELO
MARISA/ TNG
OPERADORES DE TELEFONIA E INTERNET
VIVO
CLARO / NET
TIM
PLANOS SAÚDE
UNIMED
AMIL
BRADESCO SEGUROS / SULAMERICA SEGUROS
POUPANÇA
CAIXA ECONÔMICA
BRADESCO
ITAÚ
PRODUTOS DE LIMPEZA
VEJA
OMO
YPÊ
REDE DE FAST FOOD
BURGUER KING
MCDONALD’S
SUBWAY
REFRIGERANTES
COCA COLA
GUARANÁ ANTARCTICA
FANTA / SPRITE
SEGURADORAS
PORTO SEGURO
BRADESCO SEGUROS
ITAÚ SEGUROS / SULAMERICA
SUPERMERCADOS
EXTRA
CARREFOUR
WALMART
UNIVERSIDADES PARTICULARES
PUC – SP
MACKENZIE
FGV