Alguns dos maiores executivos do mercado oferecerão, em quatro noites, todo o caminho das pedras para vencer

nesta área que fatura R$ 18 bilhões ao ano no Brasil

A Licencie, especialista em programas de licenciamento de marcas, e a Escola Superior de Propaganda e Marketing promovem, nos próximos dias 16 a 19 de abril, a 2ª edição do curso "Licenciamento de Marcas: do conceito à comercialização".

O objetivo do programa é guiar fabricantes, marcas e varejo neste mercado que movimenta R$ 18 bilhões por ano no Brasil.

Marcas como Disney, WarnerBros, PeppaPig, Corinthians entre outras agregam valor percebido aos produtos que estampam seus personagens e outros aspectos visuais de suas propriedades, aproveitando-se não somente da imagem, mas dos sentimentos imbuídos a eles através de suas narrativas. No entanto, profissionais costumam esbarrar em dúvidas e dificuldades ao tentar embarcar nesse setor.

“Apesar de ser um mercado que fatura alto, poucos fabricantes e indústria têm acesso a este tipo de negócio, seja porque não sabem como chegar até as marcas, seja porque acreditam que o assunto seja muito complexo”, afirma Rafael Pedreira, Fundador da Licencie.

Não são apenas os fabricantes e marcas que têm dificuldade com o assunto. Agências, estúdios de criação e conteúdo e veículos de comunicação também acumulam dúvidas que vão desde como lançar a nova marca no mercado de bens de consumo ou como gerar royalties até a montar um programa de licenciamento.

O público-alvo do curso de Licenciamento de Marcas é formado por profissionais das áreas de marketing, gestão, vendas e produto, e estudantes de comunicação, publicidade, propaganda e marketing, design, moda, administração que atuem ou desejem atuar na área de licenciamento de marcas e personagens, seja em Licenciadores (detentores das marcas e personagens), Licenciados (fabricantes dos produtos) bem como redes varejistas que venham a comercializar tais produtos.

O curso, que teve 100% de aprovação dos alunos na sua primeira edição, ensina o "caminho das pedras": com ele, especialistas mostrarão os atalhos e melhores práticas para ter total sucesso nesse setor. "Temas abordados extremamente importantes para o desenvolvimento de um bom produto e marca", comenta Andréia Oliveira, Gerente de Produtos Walmart – Varejo.

Especialistas conceituados
Durante toda a imersão, os participantes terão a companhia de alguns dos melhores especialistas do mercado, que colocarão suas experiências à disposição dos alunos em dinâmicas práticas e objetivas.

Conheça os profissionais que guiarão os participantes:
JC Rodrigues é Mestre em Comportamento do Consumidor (ESPM), com MBA em Gestão de Marketing Digital, Pós-graduação em e-Business (UFRJ), e atuou 7 anos como Diretor da Disney Interactive, na The Walt Disney Company. Professor titular da ESPM.

Rafael Pedreira é especialista em licenciamento, vendas e varejo, com foco em produtos licenciados, com mais de 13 anos de experiência. Fundou em 2016 a Licencie, empresa especializada em desenvolver programas de Licenciamento para fabricantes e varejistas com foco em serviços e vendas de produtos licenciados. Desenvolveu programas de licenciamento para com as marcas Copa do Mundo FIFA 2018, Paris-Saint German, JEEP, junto a grandes varejistas como Centauro, Ri Happy, Netshoes, EXTRA, Lojas Americanas.

Luis Felipe Gianfratti é sócio da Licencie, consultor de Licenciamento na Sony Music e desenvolveu programas de licenciamento para grandes marcas nacionais e globais de diversos segmentos, bem como: Jeep, Budweiser, Antarctica, FC Barcelona, Seleção Brasileira, Corinthians, Flamengo e Playmobil. E atuou como Gerente de licenciamento na Nike do Brasil durante 4 anos.

Daniel Godoy é fundador e CEO da XGUIDES, empresa que oferece inteligência criativa na extensão de marcas para lifestyle e endosso através do licenciamento. Utiliza o licenciamento como ferramenta de Visibilidade e Experiência de marca. Seu modelo de "Relatable Boost" (processo de potencialização e engajamento das relações experienciais entre marca, produto e consumidor) é utilizado por diversos players como WarnerBros, CartoonNetwork, DC, Chevrolet, Globosat, Mattel, Sbt, Record, TV Cultura, Discovery Channel, Ubisoft, Panaderia, Grupo Chespirito, Televisa, Marisol, Mondelez, Pernod-Ricard, Fini, Iconix, American Greetings, Redibra, Lotus, Vertical Licensing, Lucas Netto, entre outros.

Sobre o curso
O curso é presencial e será realizado de 16 a 19 de junho, das 19h30 às 22h30, na Unidade da ESPM TECH, na Joaquim Távora, em São Paulo.
Os participantes receberão certificação ESPM.
O investimento é de 6X R$ 248,33. Alunos e ex-alunos da graduação da ESPM têm 20% de desconto.
Mais informações podem ser obtidas em: https://conteudo.licencie.com.br/curso-licenciamento-marcas-espm