Produto é voltado para operadoras que desejam oferecer filmes para seus clientes
A EnterPLAY, empresa nacional de entretenimento digital, anuncia durante o Futurecom o lançamento de seu sistema Cloud Video, pelo qual oferecerá o serviço de VoD – Video on Demand – a provedores de internet, operadoras de telecomunicações, operadoras de TV a cabo e empresas de TV sets/ games.
A solução da EnterPLAY consumiu investimentos da ordem de R$ 10 milhões e contou com a parceria de empresas como Intel, Microsoft e Adobe, durante quatro anos de pesquisa e desenvolvimento.
O grande diferencial do EnterPLAY Cloud Video é sua tecnologia de encoding, inédita no Brasil e também no mundo. Por meio dela é possível compactar arquivos com a metade do tamanho usual do mercado, em qualidade de DVD. Além disso, a banda necessária para o streaming do vídeo em alta resolução é de apenas 1,3 Mpbs, ou seja, menos da metade do consumido pelos serviços disponíveis atualmente. “Nossa solução é a única que se encaixa nos pré-requisitos do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) do Governo Federal”, afirma Gerson Rolim, CEO da EnterPLAY.
A solução de VoD da EnterPLAY é composta pelo processo de encoding, infraestrutura de distribuição digital, Set-Top Box e conteúdo. Atualmente, estão codificados cerca de mil títulos entre filmes, seriados e desenhos. A empresa já firmou parceria com grandes estúdios de Hollywood, como Warner Bros, e distribuidores independentes nacionais e internacionais. A previsão é disponibilizar, até o fim de 2011, conteúdo de mais cinco grandes estúdios norte-americanos, contando com um acervo digital de mais de quatro mil títulos. Já o Set-Top Box é distribuído pela TVC, tradicional parceiro das operadoras de telecomunicações do país.
De acordo com Rolim, além da conveniência da distribuição dos vídeos, a tecnologia da EnterPLAY também oferece vantagens exclusivas, como a exibição dos filmes em tela cheia e diversas opções de legenda e áudio, disponíveis a qualquer momento da exibição.
A empresa aposta no mercado brasileiro de VoD tendo como base os números de assinantes de TV a cabo (10 milhões) e usuários de Internet Banda Larga (16 milhões). Porém, os planos são ainda mais ambiciosos. “Como a nossa tecnologia roda bem em conexões mais lentas e em qualquer dispositivo, acreditamos que será bem aceita também em outros países emergentes”, afirma o CEO. “Com o EnterPLAY Cloud Video, levamos a experiência de DVD para a internet. Estamos focados nos provedores de internet, nas operadoras de telecomunicações e empresas de TV sets/ games que querem oferecer o serviço triple-play (voz, dados e vídeo – VoD) aos seus clientes”.
Para acessar o conteúdo EnterPLAY Cloud Video, o usuário pode utilizar qualquer dispositivo conectado à internet – Mac, PC, tablets e smartphones. Caso seja necessário, a empresa oferece também seu próprio Set-Top Box. Dentre os atuais modelos de TVs conectadas, a EnterPLAY firmou uma parceria com a Philips.
Visite a EnterPLAY na Futurecom 2011, no estande da TVC, B11.
Futurecom 2011
Data: 12 a 14 de setembro
Local: Transamerica Expo Center
Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387
Horário: das 12h às 20h.