Os lugares que ganham mais check-insOs shoppings podem até ser a praia do paulistano, só que, a julgar pelo estudo da E.Life, os estabelecimentos não são os preferidos para se citar no Foursquare. Estudo sobre os locais mais frequentados em São Paulo descobriu que a ategoria de Bares, Restaurantes e afins – incluindo cafés, padarias, pizzarias e baladas – teve o maior volume de registros de presenças de internautas, reunindo 5.638 check-ins.

O monitoramento aconteceu entre os dias 23 de março a 1 de abril e coletou 107 mil check-ins, porém nem todos os lugares são identificáveis. Para concluir o estudo, a E.life recolheu uma amostra para análise e foram considerados os segmentos mais citados em cada cidade. O levantamento tem como objetivo conhecer os hábitos dos internautas e foi realizado por meio de um mapeamento do Twitter, isolando posts com os registros feitos pelos usuários via Foursquare.

Em segundo lugar, estavam as Estações de Trens e Metrô, com 4.233 visitas. As estações Palmeiras-Barra Funda, Vila Mariana, Luz, República e Pinheiros tiveram o maior número de marcações, nesta ordem.

Os Shoppings figuraram na terceira colocação, com um total de 3.351 check-ins. Os cinco mais “movimentados” no período, de acordo com o critério, foram, respectivamente, o Shopping Center 3; o Shopping Pátio Paulista; o Plaza Sul; o Morumbi Shopping e o Eldorado. A quarta categoria com maior volume de check-ins foi a de Universidades (3.018 registros): USP, Anhembi Morumbi, Mackenzie, PUC e Uninove foram as mais marcadas, nesta ordem.

Os Aeroportos tiveram 3.008 check-ins, sendo que o internacional de Guarulhos computou quase o triplo de visitas se comparado à Congonhas. O sexto segmento mais “movimentado”, de acordo com os registros de internautas no Foursquare, foi o de Supermercados (1.636 check-ins). As redes Extra, Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart foram, respectivamente, as mais visitadas.

Apesar da proibição do uso de celulares nas agências bancárias, os bancos conquistaram a sétima classificação (com 1.445 check-ins no total), sendo Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Caixa Econômica Federal os que lideram a lista, respectivamente.

Ainda se sobressaíram na análise de São Paulo – nesta ordem – as categorias de Academias; Hospitais; Teatros; Estádios e Farmácias.

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro também foi avaliado. Lá os shoppings tiveram o maior volume de registros no Foursquare, com 910 check-ins no total. O Barra Shopping, o Shopping Tijuca, o Shopping da Gávea, o Botafogo Praia Shopping e o Shopping Leblon foram os mais visitados por internautas na cidade, de acordo com o estudo.

Em segundo lugar, figurou a categoria de Bares e Restaurantes, com 822 check-ins, seguida por Aeroportos, que tiveram 736 visitas computadas no período.

Estações de Trens e Metrô apareceram na quarta colocação (com 586 check-ins), sendo que Botafogo, Coelho Neto, Maria da Graça, Cardeal e Cantagalo foram as mais marcadas, respectivamente.

As Universidades figuraram na quinta classificação (com 488 check-ins): Estácio de Sá, Veiga de Almeida, Gama Filho, PUC e UFRJ tiveram mais registros de visitas, respectivamente.

As praias apareceram em sexto lugar no ranking, com 459 check-ins no total. Copacabana, Arpoador, Ipanema, Leblon e Leme foram as mais frequentadas pelos internautas do Rio de Janeiro no período, segundo a E.life.

O setor de Supermercados foi o sétimo mais movimentado, sendo Prezunic, Zona Sul e SuperPrix as redes mais marcadas, nesta ordem.

Comparativo entre cidades e suas curiosidades

O estudo da E.life também analisou os horários com maior volume de registros no Foursquare e a evolução diária de check-ins em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Em São Paulo, os resultados revelaram que durante a semana os picos de check-ins ocorreram durante o período da manhã. Aos finais de semana, o aplicativo de geolocalização foi mais utilizado pelos internautas à tarde – e atingiu seu auge por volta das 17h. Exceção para os sábados, quando os check-ins se concentraram no período noturno.

Já no Rio de Janeiro, aos finais de semana, os internautas fizeram mais check-ins à noite. Os picos aconteceram por volta das 21h. Nas duas capitais, o volume mais baixo foi computado aos domingos e, especialmente nesses dias, a maioria dos registros de visitas foi realizada por volta das 14h.

Ainda de acordo com a E.life, São Paulo apresentou um volume 227% maior de check-ins do que o Rio de Janeiro durante o período do monitoramento. “Os check-ins do Foursquare permitem compreender as diferenças e similaridades no comportamento dos consumidores de São Paulo e do Rio de Janeiro e, a partir daí, pensar em estratégias para digitalizar o ponto de venda, que é a próxima fronteira das redes sociais. Empresas cada vez mais terão que conectar seus pontos de vendas físicos às redes sociais e o Grupo E.life já tem produtos que atendem essa necessidade”, explica Alessandro Barbosa Lima, CEO da E.life.

O estudo monitorou as declarações de check-ins feitas pelos internautas. De acordo com a E.life, alguns lugares podem representar o “desejo” dos consumidores de serem percebidos como frequentadores desses locais, o que não necessariamente reflete o real fluxo de pessoas.