A Editora Abril, por meio do Núcleo Turismo, coloca no ar, a partir de setembro, o primeiro aplicativo para iPhone e iPod Touch na modalidade delivery de comida e bebida. É o TopDelivery. “É um projeto piloto, que envolve mais de 2 mil restaurantes, docerias e lanchonetes. O serviço é baseado em geolocalização e usa recursos semelhantes a um GPS para localizar estabelecimentos para o usuário”, explica o gerente de projetos digitais da Abril, Fred Carbonare. Essas 2 mil opções de estabelecimentos estarão divididas em 40 categorias e poderão ser localizadas em um raio de até 10 Km de distância do usuário. Ao localizar determinado estabelecimento, o usuário poderá fazer o pedido, via chamada de voz, diretamente do aplicativo.
Segundo informação da área de projetos especiais do Núcleo Turismo da Editora Abril, entre os mais de 12 mil aplicativos disponíveis na categoria ´lifestyle´ da Apple Store, nenhum era, até então, focado especialmente no segmento delivery de comida e bebida. O aplicativo, limitado inicialmente à cidade de São Paulo e ao iPhone, deverá ser ampliado no ano que vem para outras regiões do Brasil e também para outros smartphones. O foco do aplicativo é um nicho de mercado – pessoas que moram sozinhas – que, estima-se, chegará a 12 milhões até 2016.
O aplicativo, gratuito, terá duas formas de publicidade: para estabelecimentos premium, que poderão destacar o próprio logotipo, itens de cardápio e aparecer primeiro nas buscas; e patrocínio. “Teremos quatro cotas de patrocinadores abertas”, diz Carbonare, sobre o modelo que sustentará o aplicativo. O objetivo é oferecer essas cotas a segmentos como o mercado financeiro, de bebidas não-alcoólicas, bebidas alcoólicas e institucional. A partir desses modelos, os parceiros comerciais podem escolher várias opções, como a customização (como o SplashPage, com exibição de publicidade por três segundos), banner, área especial (informações sobre o produto ou cliente), e até product placemente (integrado à tela de abertura e logomarca do aplicativo).
O parceiro ainda poderá ter a logomarca estampada nos canais de divulgação do aplicativo TopDelivery como veículos impressos, online e e-mail marketing. O patrocinador pode ter sua marca aplicada no site oficial do TopDelivery. E, finalmente, a logomarca dos parceiros pode ser estampada nas redes sociais das contas do Núcleo Turismo da Editora Abril, como o Twitter e Facebook (Fan Page).
A campanha de divulgação do serviço será veiculada em publicações da Editora Abril como a Quatro Rodas, Playboy, Nova, Cláudia, Veja São Paulo, Veja Comer e Beber e também em outras plataformas como a mídia online.
Fonte: MeM online