Filme criado no Brasil pela AlmapBBDO conta com a participação de John Olivas, astronauta que ficou por um tempo isolado no espaço, e mostra uma cinematográfica reentrada na atmosfera em referência aos nossos sentimentos de esperança para quando tudo isso passar
Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=Cg5HvU6jOoY&feature=youtu.be
O astronautaJohn Olivas já foi ao espaço duas vezes. As viagens de volta à Terra e todas as emoções que sentiu ao retomar o seu dia a dia na convivência com amigos e família, bem como as alegrias das coisas simples da vida, foram a inspiração para o comercial que Johnnie Walker lançou ontem, no intervalo do Fantástico (Globo), como parte da comemoração dos seus 200 anos de história. A campanha, veiculada no Brasil e no exterior, foi criada pela AlmapBBDO.
O filme acompanha a jornada de um casal de astronautas que retorna ao planeta ao mesmo tempo que milhares de outras cápsulas. Traz uma mensagem de otimismo e nos leva a imaginar um futuro cheio de esperança. A visão de Olivas é, na verdade, uma referência ao que iremos sentir quando tudo que estamos vivendo passar – afinal, para muitos 2020 também foi um ano de isolamento. O conceito “Os próximos 200 anos estão apenas começando. Keep Walking” fortalece o positivismo sobre futuro cheio de possibilidades.
“Com essa campanha, Johnnie Walker reforça o espírito Keep Walking e dá mais um passo em sua narrativa de 200 anos que tem como foco olhar para o futuro e suas possibilidades. O filme, ao mostrar o valor dos pequenos grandes prazeres do dia a dia, inspira. Além disso, traz a diversidade, tão necessária, com os protagonistas representados por uma mulher negra e um astronauta real de origem mexicana”, diz Paula Costa, Vice-Presidente de Marketing da Diageo.
Durante este ano, a marca apresentou algumas ações em comemoração aos seus 200 anos de jornada e o filme, que estreia agora na TV e meios digitais se mantém no ar em 2021. Produzido pela Iconoclast, “Astronauta” será lançado em duração aproximada de dois minutos, com versões reduzidas. A produção contou com filmagens em estúdio e externas. A locução do vídeo é do próprio astronauta John Olivas, que nos estimula a pensar no mundo cheio de perspectivas e sobre o que queremos celebrar nessa nova jornada.
Segundo Luiz Sanches, chairman e CCO da AlmapBBDO, “a ideia da campanha foi destacar o sentimento que vivenciamos no momento e projetar a emoção de dar os primeiros passos rumo ao futuro usando como analogia as sensações de um astronauta ao regressar ao nosso planeta”.
O roteiro mostra toda a jornada de volta à Terra com uma grande produção. Imagens da galáxia, a tensão no rosto dos astronautas, a contagem regressiva, tudo é retratado no filme, até que a cápsula espacial finalmente pousa com segurança e então se inicia uma nova história. As cenas espaciais foram parcialmente gravadas em estúdio, usando um painel de LED para simular cenas do espaço – a mesma tecnologia usada em longas-metragens como “Gravidade” – e depois compostas com imagens geradas por computador. Já as externas aconteceram no litoral de São Paulo.
Sobre John Olivas
John Olivas, de 55 anos, é um astronauta americano de origem mexicana. Nascido em Los Angeles, na Califórnia, Danny, como é conhecido, cresceu em El Paso, no Texas. É formado em engenharia mecânica pela Universidade do Texas, com mestrado na Universidade de Houston e doutorado em ciência de materiais e engenharia mecânica na Universidade Rice. Em 1998, ingressou na NASA como engenheiro e já esteve duas vezes no espaço: a primeira missão (STS-117 Atlantis) foi em 2007 e ele ficou 13 dias para instalação de painéis solares na ISS; sua segunda missão, em 2009, foi como tripulante da STS-128 Discovery e cumpriu três turnos de caminhadas no espaço, durante a instalação e manutenção de módulos científicos componentes da ISS.
Ficha Técnica
Agência: AlmapBBDO
Anunciante: Diageo
Produto: Johnnie Walker
Campanha: Johnnie Walker 200 anos (Astronauta)
CCO: Luiz Sanches
Diretor de criação executivo: Marcelo Nogueira
Diretor de criação: Fernando Duarte, Henrique Del Lama
Criação: Breno Ribeiro, Marcelo Pignatari Rosa
Produção audiovisual: Vera Jacinto, Diego Villas Bôas, Aline Silva
Artbuyer: Teresa Setti, Ana Cecilia
Atendimento: Maysa Oliveira, Isabela Crestana, Patricia Nunes
Planejamento: João Gabriel Fernandes, Mariana Corradi, Janaina Agostini
Mídia: Daniel Ribeiro, Kristin Hendrickson, Fernanda Martins
Conteúdo: Chris Mello, Eduardo Nasi, Patrícia Colombo
Produtora: Iconoclast
Direção: Ian Ruschel + Gabriel & Quemuel
Diretor de fotografia: Pierre de Kerchove
Diretor de fotografia segunda unidade: Edvaldo Raw
Produtor executivo: Francesco Civita, Alonso Sperb, Elisa Mello, Mariela Costa
Coordenação de produção: André Bauer
Assistente de coordenação de produção: Carolina Loureiro
Controladoria: Fabiana Baptista, Lucas Pereira, Beatriz Soares
Diretor de produção: Fabio Arisaka
Diretor de arte: Marcelo Reginato
Figurino: Marina Vieira
Projeções: Carlos Vecchi, Diogo José da Costa Pinto e Leonardo Artur Martins da Silva
Coordenação de pós-produção: Priscilla Paduano, Tutu Mesquita
Assistente de coordenação: Everson Martins
Finalizador: Thiago Marra
Montador: Felipe Thomé e Roberta Bonoldi
Color Grading: Osmar Junior
Pós-produção: NASH
Atores principais: Thais Lago da Silva, Gabriel Frohe Vianna Stauffer
Produtora de som: Jamute
Produção Executiva de Som: James Pinto
Produtor: James Pinto, Thiago Lester
Engenheiro de Som: Fernanda Galetti, Otavio Bertolo, Rafael Laurenti
Atendimento: Kiki Eisenbraun, Sabrina Geraissate
Coordenação: Juliana Zuppo, Leo Vieira
Aprovação cliente: Gregorio Gutierrez, Paula Costa, Juliana Ballarin, Joao Victor dos Santos