Despedida do Orkut

No último dia 30 de junho, o Google anunciou que a partir de 30 de setembro o Orkut sairá do ar, dez anos após ter sido lançado.

Embora ele tenha praticamente caído no ostracismo, a notícia de sua despedida gerou inúmeros comentários e debates em plataformas como Twitter e Facebook – um grupo de brasileiros chegou a criar um movimento para impedir a ‘morte’ da rede social, que no entanto, é inevitável. Lembremo-nos que mais da metade dos usuários dessa rede social estavam em nosso país.

O Orkut junta-se a outras redes sociais que deixaram de existir, como o Friendster – é o que Schumpeter chamou de “destruição criativa”: Novas tecnologias surgem, matando outras (e com frequência empresas que as detinham) – o Friendster foi substituído pelo Orkut, que foi substituído pelo Facebook.

Assim, é de se esperar que a qualquer momento surja algo que ‘mate’ o Facebook – isso é especialmente provável quando se trata de serviços virtuais. Pensando em investir em longo prazo, eu não compraria ações do Facebook