Com mais viagens e rotinas alteradas, tutores recorrem a cuidadores, adestradores e passeadores para manter o bem-estar dos animais durante o recesso escolar
Julho é tradicionalmente o mês em que milhares de famílias brasileiras saem de férias e, com isso, muda também a rotina dos pets. Dados do GetNinjas, maior plataforma de serviços do país, revelam um aumento de 28% na procura por serviços para animais de estimação na primeira quinzena de julho em comparação com o mês de março. Também se destacam as buscas por adestradores, que cresceram 16,93%.
A alta ocorre em um contexto já aquecido. O Brasil tem a segunda maior população de cães e gatos do mundo, segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação). São mais de 167 milhões de animais de estimação no país, número que cresce ano após ano. E, assim como as pessoas, eles também demandam atenção especial durante as férias, especialmente quando os tutores vão viajar ou passam mais tempo fora de casa.
“O que vemos é uma reorganização da rotina familiar que afeta diretamente os pets. Quando os tutores entram em férias, viajam ou mudam o ritmo da casa, é natural recorrer a cuidadores, passeadores ou profissionais de confiança para manter o bem-estar dos animais. Essa preocupação se reflete diretamente no volume de solicitações dentro da plataforma”, explica Rafaela Mengui, CHRO do GetNinjas.
A profissionalização do setor pet também contribui para essa movimentação. Nos últimos anos, cresceu a oferta de prestadores especializados, com formação em comportamento animal, primeiros socorros, técnicas de adestramento positivo e até atendimento veterinário básico. No GetNinjas, os clientes conseguem acessar perfis com avaliações, detalhamento da experiência, fotos dos atendimentos e certificações.
“Cada vez mais os tutores valorizam profissionais que vão além do básico, oferecendo um cuidado atento e que mantenha o bem-estar e a rotina do animal mesmo quando a família está fora”, completa Rafaela.
Para garantir uma contratação segura, o GetNinjas orienta que os clientes verifiquem atentamente o histórico do profissional, combinem previamente horários e rotinas e realizem o pagamento exclusivamente por canais oficiais. Também é importante alinhar detalhes como alimentação, medicações, hábitos e possíveis restrições de comportamento antes de deixar o pet sob responsabilidade de outra pessoa.
Com a tendência de viagens curtas e experiências locais durante as férias, muitos tutores também recorrem a serviços esporádicos, como passeios diários, visitas de 30 minutos para cuidados básicos e adestramento intensivo durante a ausência dos donos, com o objetivo de não comprometer a saúde física e emocional dos bichinhos.
Deixe um comentário