De onde vêm os nomes das principais redes sociais, sites e apps?
Por Bruno Saes *
Estamos tão acostumados a lidar diariamente com as redes sociais, “tuitando” mensagens em 140 caracteres, “postando” fotos em nossos feeds, mas você sabe quais as origens dos nomes dessas mídias que falamos e interagimos digitalmente? Conheça:
1 – Facebook – O nome surgiu a partir da tradução de como são chamados os livros de fotos das turmas de escolas e faculdades, muito comuns nos Estados Unidos. Como começou dentro do ambiente universitário, o nome funcionou de imediato.
2 – Flickr – A palavra em inglês “Flicker” significa tremular, o que é comum para os fotógrafos casuais. Como a ideia era manter esse mesmo nome e o registro já existia, os fundadores retiraram a letra e.
3 – Google – O buscador foi criado para organizar todas as informações na web e disponibilizá-las aos usuários. Para representar esse objetivo, o nome foi inspirado em uma expressão matemática: o chamado “googol” significa o número 1 seguido de cem números 0.
4 – Instagram –é uma junção de “Instant camera” (câmera instantânea, em inglês) e “telegram” (telegrama).
5 – Pinterest – A rede também tem a origem na fusão de duas palavras: “Pin” (alfinete) + “interest” (interesse), fazendo ligação com a função do site, que permite marcar suas imagens de interesse.
6 – Twitter – O nome, traduzido para o português, significa “tagarelar”. O nome inicial seria “twitch” (estremeção, em inglês).
7 – Whatsapp – A expressão “What’s up?” (O que está rolando?) é bastante utilizada pelos norte-americanos. A empresa aproveitou a sonoridade a e trocou o “up” para “App”, com referência ao aplicativo.
8 – YouTube – O portal de vídeo faz referência à duas palavras: “you” (você) e “tube” (tubo), como são apelidados os televisores em inglês, dos antigos modelos de tubo.
*Bruno Saes é jornalista, formado pela Universidade de Santo Amaro, e redator do Grupo Impacta Tecnologia. Esse conteúdo foi postado originalmente no Blog Impacta e pode ser conferido na íntegra aqui.