Com participação gratuita, iniciativa visa compartilhar as práticas da rede para contribuir com o cenário atual do mercado. Curso tem início nesta sexta-feira
O curso online e gratuito oferecido pela Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo, voltado para micro e pequenos empresários do setor de alimentação recebeu mais de 730 inscrições. A iniciativa é uma das medidas adotadas pela rede no Brasil para contribuir com a batalha contra a pandemia causada pelo novo Coronavírus e terá foco no compartilhamento de informações sobre segurança alimentar.
As inscrições realizadas são provenientes de todos os estados brasileiros e até do exterior, de países como Estados Unidos, Portugal e Austrália. A primeira turma terá início hoje (27/03). Novos interessados podem acompanhar a abertura de novas turmas pelo site https://trilhas.info/.
O curso conta com uma grade dividida em três pilares principais: Segurança Alimentar, Higiene e Desenvolvimento Sustentável, frentes em que a companhia é reconhecida internacionalmente por sua excelência. Essas áreas têm importância essencial para assegurar medidas de prevenção de contaminação por microrganismos, incluindo o novo Coronavírus.
O conteúdo foi estruturado a partir de um grupo multidisciplinar, envolvendo as áreas de Qualidade, Segurança e Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados, sob a liderança do diretor de Desenvolvimento Sustentável da companhia, Leonardo Lima. Além dos especialistas que atuam na empresa, o curso também contará com experts convidados.
As aulas da primeira turma acontecerão ao vivo, por meio de uma ferramenta de teleconferência, e os participantes contarão com um canal exclusivo para fazer perguntas e tirar suas dúvidas. O primeiro módulo, que será o de Segurança Alimentar, será dividido em quatro capítulos, onde serão abordados assuntos como contaminação cruzada de alimentos, higienização das mãos, cocção correta de alimentos, entre outros.
Além de sua reconhecida atuação no setor de alimentação, atendendo os mais rigorosos protocolos de segurança do alimento, a Arcos Dorados também busca ressaltar a importância da educação. No Brasil, a companhia conta com um centro de formação, batizado de Universidade do Hamburguer, que servirá como base para a iniciativa. Os conteúdos usados na formação do time da organização também serão disponibilizados e, com isso, serão compartilhadas as boas práticas e técnicas da rede com micro e pequenos empreendedores, contribuindo para o segmento atravessar esse momento delicado. A empresa investe por ano cerca de 40 milhões de reais em treinamento, contando com estratégias educacionais de ponta.
Para Paulo Camargo, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados, compartilhar o conhecimento é crucial para que o cenário desafiador seja superado. “O momento exige comprometimento de todos para proteger a população. Acredito na união de forças para que o país possa superar esse momento de pandemia causada pelo novo Coronavírus”, comenta.
Doação de refeições para profissionais de saúde
Pensando em apoiar aqueles que estão na linha de frente da batalha contra o Coronavírus, a Arcos Dorados vai doar refeições aos profissionais de saúde de 29 instituições distribuídas por 25 cidades brasileiras. As doações tiveram início com a entrega de produtos do McDonald’s para três hospitais de São Paulo e será expandida para outras praças por meio do programa Bom Vizinho, uma iniciativa da Arcos Dorados que busca contribuir em diversas frentes com as comunidades onde a companhia atua. As instituições foram selecionadas por seu papel fundamental em meio a essa pandemia.
Medidas da Arcos Dorados para segurança de seus colaboradores, clientes e parceiros de entrega
A Arcos Dorados tem como prioridade proteger a saúde e bem-estar de seus funcionários e clientes. A companhia implementou um comitê focado especialmente em monitorar e agir em torno de diversos assuntos relacionados ao tema.
A empresa estabeleceu um protocolo especial para a operação de seus serviços que serão mantidos – Delivery, Drive Thru e, em alguns casos, pedidos para viagem – incluindo a demarcação de áreas de distanciamento social nos restaurantes, disponibilização de produtos para higienização das bolsas dos entregadores e lavagem de mãos, cuidado no condicionamento de produtos, além do reforço dos protocolos de higiene em todos os restaurantes da rede, como aumento na frequência da limpeza de equipamentos, ampliação do número de dispensers de álcool em gel, entre outras ações.
Além disso, entre as iniciativas já implementadas pela empresa, está o home office ou licença remunerada para seus colaboradores que pertencem ao grupo de risco, em todos os setores, inclusive restaurantes, e a recomendação de trabalho remoto para todos os funcionários da sede administrativa; suspensão de viagens e reuniões presenciais; além da intensificação da comunicação interna com informações educativas sobre o tema.