Comprou ou enriqueceu uma lista de e-mails? Conheça os riscos aqui!
(*) Por Rafael Viana Não é raro observar empresas recorrerem a estratégias rápidas para aumentar a quantidade de endereços de e-mail em suas listas, porém muitas dessas podem resultar em problemas irreparáveis. • Violação de leis de proteção de dados pessoais; Violação de leis de proteção de dados pessoais Empresas que desejam fazer uso de dados pessoais de indivíduos precisarão ter o consentimento explícito do dono do dado. Em outras palavras, o dado pessoal, tal como um endereço de e-mail, pertence ao indivíduo e não às empresas, havendo a necessidade de a empresa pedir autorização para fazer uso da informação para uma determinada finalidade. Portanto, em casos de compra de lista ou quando a lista foi enriquecida por um terceiro, tais dados pessoais não tem um embasamento legal (consentimento) e não podem ser utilizados, além de ser altamente passível de conter erros, pois pode conter endereços de e-mail inválidos. Apesar de tal lei só entrar em vigor em agosto de 2020, é importante que as empresas se preparem desde já. Se hoje você possui listas de e-mails cujo os donos não forneceram consentimento para que você faça uso dos dados para finalidade de e-mail marketing, isso significa que a partir do momento que a lei entrar em vigor você não poderá mais enviar e-mail para esses destinatários, correndo o risco de pagar multas diárias altíssimas, limitadas a R$ 50 milhões ou 2% do faturamento total da empresa. Reputação Dito isso, sabendo que não é possível saber a qualidade dos endereços obtidos através do enriquecimento de lista, há uma grande chance de se deparar com problemas relativos à qualidade, tal como o envio para endereços inexistentes e envio para spam traps, tanto reciclados quanto do tipo real. Endereços inexistentes Abaixo vemos que há uma correlação entre o Sender Score e o percentual de endereços inexistentes, ou seja, quanto melhor a qualidade da lista, melhor é o Sender Score e consequentemente a capacidade de entrar na caixa de entrada. Spam Traps Spam trap reciclado: endereços de e-mail que já pertenceram a uma pessoa real, porém seu uso foi descontinuado pelo usuário. Muitas vezes, provedores de serviço de e-mail reativam tais contas de forma aleatória após cerca de um ano, a fim de identificar os remetentes de e-mail que não realizam limpeza de lista. Spam traps real: endereços de e-mail criados unicamente para capturar spammers, visto que tais contas nunca foram utilizadas por seres humanos reais, tornando impossível o ato de se cadastrarem em sites online ou realizar compras. Caso envie para esses endereços de spam trap, significa que você está adquirindo seus dados de forma inadequada. É importante destacar que a única forma de não enviar para spam traps é mantendo uma lista de alta qualidade, que foram obtidos através de opt-in e que engajam com as mensagens, retirando sempre aqueles que não abrem nem clicam. Dito isso, não há como garantir a qualidade de uma lista enriquecida, o que torna essa estratégia algo de alto risco para a reputação. Métricas de engajamento Sabemos que os principais provedores de e-mail utilizam informações de engajamento para classificar o que é spam ou não, por exemplo, se muitas pessoas marcarem as mensagens de um remetente como spam, seus algoritmos tentarão prevenir os demais destinatários (que não marcaram a mensagem como spam) de receber tais mensagens na caixa de entrada. Abaixo vemos que 2018 Sender Score Benchmark mostra essa correlação entre o percentual de complaints e o Sender Score. Certificação Return Path Para obter a certificação e se manter certificado, o remetente precisa está seguindo todos os requisitos do programa. Uma das regras do programa vetou de forma clara a questão do uso de listas enriquecidas: Conclusão Caso você decida por dar continuidade neste tipo de estratégia, é altamente recomendado que não faça uso de seus atuais IPs de envio, correndo o risco de danificar permanentemente sua reputação, além de você correr um grande risco de ser multado por infringir a Lei Geral de Proteção de dados caso faça uso de dados sem consentimento explícito do dono (caso tal estratégia seja feita após agosto de 2020). (*) Rafael Viana é Estrategista de E-mail Sênior na Return Path |