Empresas ainda não sabem onde vão parar as ações realizadas após mudança do Google. Seguir as boas práticas garantirá bons resultados
Lucio Boracchini, diretor-geral e sócio da Akna
Os usuários do Gmail já notaram a mudança em suas caixas de entrada. Os e-mails recebidos passaram a ser separados por três abas: Principal, Social e Promoções. O objetivo é permitir que o destinatário decida quais tipos de mensagens quer ler e em qual momento. Essa alteração gerou preocupação aos profissionais de marketing que têm se perguntado como fica o e-mail marketing.
Primeiro é preciso entender como funciona essa nova caixa. Na aba Principal estarão os e-mails pessoais, na Social as mensagens vindas das redes sociais e Promoções e-mails referentes à promoção e vendas, onde provavelmente serão alocados os e-mails marketing. Essas abas são diferentes da caixa de spam e lixo eletrônico e podem ser organizadas de outras formas ou serem desabilitadas, conforme a preferência do usuário.
A solução para que a mudança não afete os resultados das empresas que utilizam o e-mail marketing é manter seus clientes engajados. Para isso, é preciso seguir as boas práticas e atentar-se, principalmente, à relevância, personalização do conteúdo e segmentação da base.
Boas ações em e-mail marketing
A Relevância está entre as boas maneiras nas ações de e-mail marketing, segundo a Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD). O consumidor não se incomoda em receber uma mensagem de cunho comercial, desde que seja relevante para ele.
Personalizar o conteúdo dessas mensagens fará com que o destinatário, que já aceitou receber informações da empresa, continue tendo interesse por elas. É preciso considerar as preferências de cada contato em toda ação de e-mail marketing, criando conteúdos específicos.
É importante dedicar-se à análise e compreensão do histórico de ações anteriores para criar grupos de contatos, baseado em interesses comuns.
Realizar todas essas ações e criar um bom relacionamento com a base, além fazer com os clientes tenham interesse na aba de Promoção do Gmail, evitarão que eles se descadastrem da lista e reportem as mensagens como spam ou lixo eletrônico.