A maior operadora da América Latina lança seu novo portal, onde integra informações sobre os seus quatro principais serviços: celular, internet, telefone fixo e TV por assinatura. O projeto foi desenvolvido pela Ogilvy&Mather.

A Claro não para de inovar. A operadora acaba de colocar no ar o seu novo portal (www.claro.com.br), que integra, em um único endereço, as informações sobre os serviços de celular, internet, telefone fixo e TV por assinatura. O site, desenvolvido pela Ogilvy&Mather, foi totalmente repensado e desenhado colocando o consumidor como foco principal.

O projeto surgiu no ano passado, e logo no inicio deste ano um amplo trabalho de pesquisa começou a ser feito: foram 10 grupos ao todo com consumidores no Sudeste e Nordeste do País. A partir daí, pôde-se levar em consideração situações reais de consumo dos produtos e serviços oferecidos, atendendo as necessidades dos diferentes perfis de consumidores que a operadora possui.

Foram 10 meses entre o resultado da pesquisa, o desenvolvimento de interfaces e a programação. Mais de 80 profissionais trabalharam exclusivamente para isso, não só na sede da agência em São Paulo, como também em Recife – onde a Ogilvy tem um dos maiores e mais modernos centros de inovação, pesquisa e desenvolvimento da Ogilvy Worldwide.

Algumas solicitações dos consumidores, como, por exemplo, ícones maiores, menu mais visível e fácil e uma área de atendimento ao consumidor prática para tirar dúvidas, foram identificadas nesses encontros. E, por isso, a navegação é de acordo com os produtos e priorizando as informações mais procuradas em cada uma das 4 categorias de atuação. Isso permite o acesso ao conteúdo de uma forma mais rápida e fácil. Além disso, é possível encontrar as dúvidas mais frequentes, acessar as tarifas, pacotes e promoções adicionais ou entrar em contato com a Claro. Um projeto novo, construído ao lado consumidor.

“Sempre fazemos diversas pesquisas com os clientes e, pela primeira vez, desenvolvemos uma pesquisa exclusiva para um projeto digital. Com ela, podemos entender, de maneira real, o que os consumidores gostam e o que não gostam no site de uma operadora”, declara Erik Fernandes, diretor de marketing da Claro. “O trabalho digital é fundamental para a Claro. Não só acreditamos, como investimos nele. Foi a partir de um trabalho integrado da Claro, da Ogilvy&Mather e da opinião dos consumidores, que conseguimos colocar no ar nosso novo portal. Muito mais fácil de navegar, clean e onde o cliente pode tirar todas as suas dúvidas”, complementa Erni Schroeder, gerente de marketing digital da Claro.

“A Claro se relaciona na internet com aproximadamente 13 milhões de consumidores por mês apenas pelo seu site. Conseguimos desenvolver a melhor experiência para o consumidor, colocando a Claro Brasil como referência entre os portais do próprio grupo na América Latina e entre os melhores portais de empresas telecom do mundo” comenta Tiago Lima, diretor de contas da Ogilvy&Mather. “Participar de um projeto que teve o envolvimento direto de mais de 80 pessoas na Ogilvy, dezenas de pessoas na Claro e tornar isso realidade, faz o ano de 2012 ser ainda mais especial para a agência. Um projeto completo, envolvendo pesquisa, planejamento, design, arquitetura de informação, criação, desenvolvimento e tecnologia”, completa Pablo Moura, diretor de UXD da Ogilvy.

Customizado e rápido

Ao acessar o novo portal da Claro pela primeira vez, o consumidor é convidado a dizer o seu CEP. Isso permite ao cliente localizar as lojas da Claro que estão mais próximas, encontrar as ofertas disponíveis na sua região e ainda escolher os produtos que melhor combinam com o perfil de consumo. É um projeto totalmente integrado às principais mídias digitais, totalmente “mobile friendly”.

No que se refere a TV, por exemplo, o cliente que quiser pode ser avisado sobre a programação da Claro TV, conferir os destaques de cada canal no guia de programação ou ainda avaliar a melhor composição de pacotes da sua TV por assinatura. Já para as ofertas dos planos da operadora, o cliente encontra um simulador que apresenta a composição de tarifas, serviços e a mais adequada oferta em aparelhos. “Queremos ter o melhor site de telefonia do Brasil e estamos trabalhando para isso”, afirma Erik Fernandes, da Claro.

Ficha técnica

Cliente: Claro Brasil

Agência: Ogilvy&Mather

Projeto: Novo Portal Claro.com.br

Aprovação Cliente: Erik Fernandes, Erni Schroeder, André Burgos, Lidiane Bueno, Daniela de Oliveira

Direção Geral: Valeria Barone

Direção de Integração Digital: Daniel Tártaro

Atendimento: Tiago Lima, Vitoria Bina, Luciana Nadal e Stephanie Sarmiento

Gerente de Projetos: José Tinoco, Paula Santana, Beatriz Durlo e Fernanda Grumach

Direção de Criação: Pablo Moura (UXD), Grace Muerer (Head of Art) e Beto Fernandes

UXD: Fred Celestino, Julia Miranda, Rodrigo Lima, Gui Ferri e Yuri Fontes

Arquitetura de Informação: Igor Magrini e Isabela Abrantes

Tecnologia: Ricardo Almeida e Juscelino Vieira

Programação: Thiago Targino, Samuel Sales, Bruna Brito, Antonio Neto, Daniel Souza e Bruno Veras

Conteúdo: Silvana Simião, Renata Vasconcellos, Vinicius Oliveira e Jaqueline Oliveira

Data Inteligence: Viviane Sbrana, Bruno Martos, Jonathan Rodrigues e Renato Alves

Apoio de Conteúdo: Bold

Apoio de Tecnologia: Itelios

Infra-Estrutura Técnica: Ananke