A conquista do primeiro emprego é considerada por muitas pessoas um momento marcante, um ritual de passagem da adolescência para a vida adulta. Antes, um fator que direcionava possíveis candidatos a vagas em empresas eram as informações contidas em currículos impressos. Hoje, as companhias contam com as redes sociais como ferramentas importantes nesta pré-seleção. A Norton, da Symantec, ressalta a importância do cuidado ao postar informações pessoais, fotos e vídeos nestas mídias, afinal, são estas as pegadas digitais mais vistas pelas organizações.

De acordo com o estudo da companhia[1], 71% dos brasileiros postam conteúdos pessoais, principalmente quando estão em eventos de música e esportivos, no Instagram, Twitter, Facebook e FourSquare. Segundo eles, esta iniciativa reforça a experiência nestas festividades. Porém, o desafio está em não se exceder demais e publicar fotos, vídeos e palavras indevidas. Afinal, as companhias estão nestas mídias colaborativas e, sim, avaliando candidatos a todo momento.

Por isso, a Norton oferece cinco dicas para manter a impressão digital saudável nas redes sociais:

1. Verifique a procedência dos perfis sociais antes de fazer parte da comunidade;
2. Compartilhe apenas informações de pessoas conhecidas e perfis sociais idôneos e de sua confiança;
3. Sempre tenha senso critico ao postar informações pessoais e sobre outras pessoas;
4. Nunca clique em links duvidosos nas redes sociais. Eles podem conter malwares que roubam sua senha e abrem as portas para os criminosos postarem informações como se fosse você;
5. Conte com soluções de segurança originais e atualizadas em seus equipamentos conectados, como o Norton Internet Security.

O especialista de comportamento digital da Norton, Nelson Barbosa, está disponível para entrevista sobre este tema e assuntos relacionados à segurança online. Em caso de interesse, entre em contato com a agência de comunicação da Norton.

[1] Estudo intitulado Modern Fan, realizado em 2013, analisou o comportamento dos brasileiros em grandes festividades, como shows internacionais e eventos esportivos.