Anúncios incluem inovações desenvolvidas com tecnologia da NASA para a integração perfeita da condução autônoma, o Novo LEAF, os primeiros testes da Aliança Renault-Nissan com carros sem motorista e uma nova parceria para ajudar as cidades a se prepararem para os veículos sem condutores e com zero emissões

Em sua apresentação na edição 2017 da Consumer Electronics Show (CES), o CEO e Presidente Mundial da Nissan, Carlos Ghosn, anunciou diversas tecnologias e parcerias como parte do Nissan Intelligent Mobility (Mobilidade Inteligente Nissan) para transformar como os carros são conduzidos, impulsionados e integrados na sociedade. Estas tecnologias promoverão a mobilidade para um futuro de zero emissões, zero fatalidades nas estradas.

“Na Nissan, desde o início, trabalhamos para trazer as tecnologias certas para todo o espectro de nossos veículos e para o maior número de pessoas”, disse Ghosn em sua palestra. “Isso é mais do que inovação. Isso é engenhosidade. E é exatamente o que entregamos com o Nissan Intelligent Mobility“.

Ghosn fez cinco anúncios-chave, que foram demonstrados no palco:

· Para acelerar o tempo para a condução autônoma chegar às ruas de maneira segura, Ghosn anunciou a tecnologia inovadora chamada, em inglês, “Seamless Autonomous Mobility”, ou SAM. Desenvolvida com tecnologia da NASA, a SAM une inteligência artificial (AI) dentro do veículo com o suporte humano para ajudar veículos autônomos a tomar decisões em situações imprevisíveis e construir o conhecimento da inteligência artificial do carro. Esta tecnologia vai permitir que milhões de veículos sem motorista coexistam com motoristas humanos em um período de tempo acelerado. Isto é parte da Nissan Intelligent Integration (Integração Inteligente Nissan).

· Ao levar a estratégia de condução autônoma da fabricante de veículos um passo além, Ghosn anunciou que, seguindo o engajamento da Aliança Renault-Nissan, a Nissan e a empresa japonesa de internet DeNA vão começar testes com o objetivo de desenvolver veículos sem motoristas para usos comerciais. A primeira fase dos testes vai começar este ano em áreas determinadas no Japão, visando o desenvolvimento da tecnologia. Até 2020, a Nissan e a DeNA planejam expandir os seus testes para incluir o uso comercial da tecnologia para serviços de mobilidade na área metropolitana de Tóquio.

· Em adição aos avanços da Nissan em sua estratégia de condução autônoma, Ghosn também anunciou planos para lançar o Novo Nissan LEAF, equipado com a tecnologia ProPILOT, possibilitando a funcionalidade da condução autônoma em rodovias de pista única. Este Novo LEAF vai reforçar a liderança da Nissan em veículos elétricos, que inclui mais de 250 mil Nissan LEAFs vendidos mundialmente desde 2010. Ghosn disse que o Novo LEAF será apresentado em um futuro próximo e vai representar o próximo capítulo do conceito Nissan Intelligent Power.

· Sobre carros conectados, que combinam os conceitos Nissan Intelligent Driving e Nissan Intelligent Integration, Ghosn anunciou que a Aliança Renault-Nissan continua sua parceria com a Microsoft para criar a próxima geração de tecnologias de carros conectados. A apresentação incluiu a demonstração de como a tecnologia de assistência pessoal da Microsoft, o Cortana, pode tornar o ato de dirigir mais eficiente e integrado. O Cortana é uma das tecnologias que a Aliança e a Microsoft estão explorando juntas.

· Para dar suporte ao ambiente de políticas e planejamento necessário para integrar estas tecnologias às cidades de todo o mundo, Ghosn anunciou uma nova parceria com a 100 Resilient Cities – criação pioneira da The Rockefeller Foundation (100RC), uma ação global sem fins lucrativos que ajuda as cidades a construir resiliência para seus desafios físicos, sociais e econômicos. Juntas, a Nissan e a 100RC vão ajudar as cidades a estabelecer as bases necessárias para a condução autônoma, os veículos elétricos e os novos serviços de mobilidade. A Nissan é o primeiro parceiro automotivo da plataforma 100RC.

“Convidamos outros a se juntarem também a nós, de parceiros de tecnologia a empresas de comércio eletrônico, plataformas de compartilhamento de carona e de automóveis (car-sharing) e empreendedores sociais que possam nos ajudar a testar e desenvolver novos veículos e serviços, e garantir que todos tenham acesso às últimas tecnologias e serviços que trazem valor para suas vidas”, disse Ghosn.