Considere o Sony Ericsson T68 lançado em 2002, provavelmente um dos menores telefones a chegar ao mercado. Ele pesava 84 gramas e era facilmente menor e mais estreito que qualquer smartphone. Atualmente, celulares são grandes telas de vidro que estão ficando maiores.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na comunidade de TI e telecom? Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba, todos os dias, os destaques em sua caixa de e-mail
A Fierce Wireless juntou várias estatísticas de smartphones no último ano e encontrou uma clara tendência. Se você voltar para setembro de 2009 e olhar os lançamentos dos aparelhos a média de largura era 15.16 milímetros. Se olharmos para os últimos 12 meses, percebemos que esta média diminuiu para menos de 14 milímetros.

As telas estão maiores, o que não surpreende ninguém. Se voltarmos, mais uma vez, para setembro de 2009, o tamanho médio das telas era de 2,85 polegadas. Agora, cresceu para 2,97 polegadas.

Com telas maiores o peso aumenta. Há um ano, o peso dos aparelhos era algo em torno de 103,8 gramas. Atualmente, pode chegar a 114,1 gramas.

E os recursos? Suporte a Bluetooth não mudou e continua presente em 68% dos aparelhos nos últimos dois anos. O Wi-Fi , que era menos de 25% em 2009, passou para mais de 50% nos últimos meses.

Fonte: IT Web