Há pouco mais de três anos, uma nova febre chegou ao Brasil: os apps de paquera. Inegavelmente, o grande percursor deste mercado foi o Tinder, que revolucionou a maneira como as pessoas passaram a se conectar. Em seguida, o Happn também conquistou uma legião de usuários com a intenção de apresentar perfis de pessoas que cruzaram o mesmo caminho. Embora ainda façam muito sucesso, há quem já tenha se cansado da proposta do apps, seja pelo fato do perfil das pessoas não agradarem ou por possuir diversos usuários interessados apenas em encontros casuais.

Dentro desse contexto, listamos cinco apps alternativos para as pessoas que ainda não desistiram de encontrar seu match perfeito:

Poppin
Diferente dos principais concorrentes do mercado que utilizam o GPS para apresentar perfis aleatórios em um raio de distância pré-definido pelo usuário, o Poppin utiliza a lista de confirmados nos eventos do Facebook, mostrando somente as pessoas que irão comparecer nas mesmas festas e baladas do usuário. Logo na inicialização da aplicação, é apresentada uma lista de eventos confirmados. Ao clicar em um deles, o usuário poderá, a partir daí, curtir secretamente os perfis que mais gostar e, sempre que houver uma combinação, a conversa poderá ser iniciada no próprio app. Gratuito, o aplicativo está disponível nos sistemas iOS e Android.

Kickoff
Quem está cansado da vida de solteiro, o Kickoff é o app ideal na busca de um relacionamento estável, uma vez que apenas os amigos de seus amigos são apresentados e com uma quantidade limitada deles por dia (no máximo, 10). Disponível para iOS e Android, a aplicação logo após ser baixada rastreia os contatos do usuário no Facebook e inicia a exibição de possíveis parceiros e suas características – como emprego, religião e nível de escolaridade. Quando houver o match, o aplicativo permite que as duas pessoas comecem a conversar.

Once
Semelhante a proposta do Kickoff, o Once aposta em sugerir para cada usuário apenas uma pessoa por dia. Elas são escolhidas por uma equipe de 42 curadores, conhecidos como "matchmakers", que se baseiam nas informações cadastradas no perfil, como profissão e hobbies. Ao receber a indicação, o usuário pode curtir ou "passar" – o perfil dele também será a sugestão do dia para aquela pessoa. Se ambos curtirem, os dois podem trocar mensagens no app. Disponível para iOS e Android.

TasteBuds
Presente apenas no sistema iOS, o TasteBuds começou como um site de relacionamentos na Inglaterra. O diferencial do app é simples, porém, bem efetivo: além da preferência sexual, ele leva em conta o gosto musical para sugerir possíveis affairs. Após baixá-lo, o usuário deve se registrar, inserir sua preferência sexual, cidade e data de nascimento. Em seguida, automaticamente, o aplicativo analisa a galeria de músicas do smartphone e cria um perfil. Após isso, a timeline já mostra indicações de pessoas que curtam o mesmo estilo, tenham a mesma orientação sexual e morem perto.

Single Parent Meet
O Single Parent Meet é um aplicativo para iOS e Android que funciona como uma rede social de encontros exclusivos para mães e pais solteiros. Com o app, o usuário pode encontrar um parceiro (a) com rotina semelhante e que esteja próximo. A versão gratuita permite buscar por parceiros próximos com perfis semelhantes e iniciar uma conversa, mas só planos pagos liberam sugestões de pessoas, alertas de adição aos favoritos e confirmação de leitura no chat, entre outros recursos.