No segundo ano do isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, um movimento das empresas filiadas à Associação Brasileira de Out of Home (ABOOH) se une à Abap (Agência Brasileira de Agências de Publicidade), à Academia Brasileira de Ciências (ABC), à Academia Nacional de Medicina (ANM), à Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ABCF) e à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em prol da consicientização e importância da vacinação.
“A mídia Out of Home ganhou um novo significado na pandemia e mostrou cada vez mais a sua importância e o seu papel em levar, de forma eficiente e segura, a informação de qualidade às pessoas. E quando pensamos em uma campanha como esta que é a Vacina Salva, o OOH mostra o peso que tem ao ser uma mídia democrática e de massa, já que está à disposição para todos nas ruas, no metrô e aeroportos. Desde o começo da pandemia abraçamos a causa do combate e prevenção ao coronavírus e ajuda para as pessoas que ainda precisam estar nas ruas para prestar serviços essenciais com mensagens de prevenção”, sinaliza Ana Célia Biondi, presidente Associação Brasileira de Out of Home (ABOOH).
Esta é a segunda vez que a ABOOH apoia campanhas de incentivos lideradas pela Abap diante da conscientização de protocolos e medidas de segurança no combate ao coronavírus. A primeira ação foi em junho de 2020 com a campanha “Mostre que por trás da máscara tem alguém legal”, a qual sinalizava a importância do uso de máscara e motivava a todos os cidadãos aderirem ao hábito.
“A ABAP, como uma das entidades mais importantes da comunicação brasileira, tem como missão fundamental combater as fakes news”, comenta Mario D’Andrea, presidente nacional da entidade. “Quando fomos procurados pelas grandes entidades de ciência e medicina do país, atendemos prontamente. Fica claro para nós que a falta de informação da população é a maior doença da sociedade moderna. Só com campanhas sérias e esclarecedores poderemos combater a pandemia e outros males que hoje enfrentamos”, completa D’Andrea.
“Neste momento, em que novas variantes da Covid-19 aparecem, as vacinas escasseiam e aumenta o número diário de infectados e mortes, a resposta solidária é o caminho para o controle da pandemia e a segurança da população. ‘O cada um por si’ deve ser substituído pelo ‘cada um por todos’. A covid-19 e suas variantes serão vencidas com o uso de máscaras, o distanciamento social e a vacinação em massa”, destaca o presidente da ABC, Luiz Davidovich.
Exibida em cerca de 40 mil ativos digitais em mobiliários urbanos, aeroportos, trens, metrôs, edifícios comerciais e residenciais, a campanha ‘Vacina Salva’ já teve seu primeiro momento em março deste ano nas mídias televisivas e impressas e, agora, segue em sua segunda fase com as mídias de Out of Home durante abril e maio, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. “Entendemos que agora é um momento que conseguimos impactar as pessoas que estão nas ruas e precisam de informações científicas sobre os efeitos positivos da vacinação no controle da Covid-19”, enfatiza Ana Célia.