Pôneis Malditos, desenvolvida pela Lew’Lara\TBWA, leva poltrona roxa do Yahoo! Brasil
O Yahoo! Big Idea Chair, um dos prêmios mais prestigiados da publicidade brasileira, coroou a campanha “Pôneis Malditos” como a grande vencedora da edição deste ano. O case foi criado pela agência Lew’Lara\TBWA, para a empresa Nissan.
O time de criação e desenvolvimento da Lew’Lara\TBWA levou a grande poltrona roxa do Yahoo!, criada especialmente para ser o símbolo do prêmio. “O Yahoo! Big Idea Chair é um prêmio importantíssimo e super desejado. Como diriam os Pôneis Malditos, ‘Te Quiero’”, disse Manir Fadel, VP de Criação da Lew´Lara\TBWA.
“Essa campanha ajudou a Nissan a vender mais. O aumento foi de 110% nas vendas de Frontier e 92% de todos os carros. Criatividade e interação eficaz com certeza foram cruciais para ganharmos o Yahoo! Big Idea Chair”, afirma Márcio Oliveira, VP de Operações da agência.
Para a internet, a agência criou a Maldição do Pônei, um vídeo que vinha logo na seqüência do comercial Pôneis Malditos, veiculado na TV, e que dizia que se o comercial não fosse enviado para 10 pessoas, a “musiquinha” dos pôneis nunca mais sairia da cabeça do internauta. Na seqüência do vídeo, aparecia um link que levava o internauta para um aplicativo no Facebook, para que a maldição do pônei fosse encaminhada aos amigos. A idealização do projeto se deu em 15 dias e foi desenvolvido em um mês, alcançando a expressiva marca de 14 milhões de acessos no Youtube.
A inovação em 2011 ficou por conta da nova categoria “Big Idea Chair Solidariedade”, pela qual concorreram associações, ONGs ou instituições sem fins lucrativos – e as agências de propaganda envolvidas – por campanhas relativas a ações e iniciativas de caráter filantrópico e social. A campanha vencedora foi ”Essa vaga não é sua nem por um minuto”, criada pela agência The Getz para conscientizar a população sobre a importância de se respeitar as sinalizações para vagas especiais, que também leva a poltrona roxa.
“Criamos essa campanha inspirados por uma moradora do Paraná que sofreu agressão ao usar uma vaga especial, na qual tinha direito. Ela comentou o ocorrido no Facebook e notamos que o assunto teve grande repercussão e adesão dos internautas”, relata o diretor institucional da agência The Getz e idealizador da campanha, Maurício Ramos.
Segundo ele, o vídeo “Essa vaga não é sua nem por um minuto” já está sendo utilizado por diversas escolas do Paraná e outros estados como forma de conscientização e educação de alunos. A campanha foi desenvolvida em menos de 20 dias e já alcançou a marca de 2 milhões de visualizações nas redes sociais.
A exemplo das outras edições, o público em geral também teve direito a dar o seu voto. O internauta que escolheu seu case favorito pelo site contribuiu com 01 voto na votação final dos jurados para a escolha do vencedor. A premiação aconteceu ontem, dia 08 de novembro, durante um evento no Baretto, em São Paulo.
Realizado pelo quinto ano consecutivo no Brasil, o Big Idea Chair reconhece as melhores campanhas de marketing e publicidade, promoções e concursos do ano.
“Neste ano contamos com grandes ideias e 85 cases inscritos, o dobro de inscrições do ano passado. Todos os projetos finalistas foram muito bem executados, com grandes ideias, o que tornou a disputa deste ano mais acirrada”, comentou André Izay, presidente do Yahoo! Brasil, durante cerimônia da entrega do prêmio, em São Paulo (SP).
Os inscritos que concorreram na fase final foram, em ordem alfabética: “@ClaroRonaldo”, da Ogilvy Brasil para Claro, “Cara a Cara”, da DM9DDB para Estrela, “Fiat Mio”, da AgênciaClick Isobar para Fiat, “Pôneis Malditos”, da Lew Lara\TBWA para Nissan, e “Street Art View”, da Loducca para Red Bull.
Na categoria “Big Idea Chair Solidariedade”, os finalistas foram “Esta vaga não é sua nem por um minuto” da The Getz, “Maior Abraço do Mundo” da Monumenta e “Saldão de Banners” da Ogilvy Brasil.
Os trabalhos foram julgados por destacados profissionais da publicidade e marketing do Brasil, que levaram em consideração a criatividade, responsável por 50% no peso das avaliações, execução, com 25%, e o resultado do trabalho, que correspondeu a 25% nas análises dos jurados.
O juri foi composto por:
André Zimmerman – Diretor Geral da Havas Digital
Anselmo Ramos – VP Criativo da Ogilvy
Eduardo Tracanella – Diretor de Marketing Itau-Unibanco
Erik Fernandes – Diretor de Marketing da Claro
Ezra Geld – Chefe de Mídia da JWT
Fabio Baracho – Gerente de Marketing da AMBEV
Fred Siqueira – Diretor Criativo da W/McCann
Gustavo Gaion – Mídia VP da Y&R
Hugo Rodrigues – COO e CCO da Publicis
Igor Puga – Parceiro Executivo da ID\TBWA
Marcelo Câmara – Diretor de Marketing da Nokia
Roberto Martini – CEO e Chefe de Criação do CuboCC
Rodrigo Finotti – Diretor de Marketing da P&G
Todos os cases inscritos foram veiculados nos últimos 24 meses. Mais informações sobre o Yahoo! Big Idea Chair e o vídeo de todos os participantes podem ser vistos no www.bigideachair.com.br.
Sobre o Yahoo!
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