“Exame Casting”, nova ação criada pela Ogilvy Brasil para o Coniacc, ressalta que a doença pode ter até 70% de chance de cura quando diagnosticada precocemente; mensagem reforça ainda a participação dos pais nesta luta
Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=150QgGaODbI
Dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades, sangramento na gengiva, cansaço excessivo, dores de cabeça pela manhã, vômitos, manchas brancas na “menina dos olhos”, manchas roxas no corpo sem traumas ou pancadas. Quem é pai/mãe ou convive com crianças e adolescentes nem imagina. Mas, muitas vezes, uma reclamação ou um sintoma simples no dia a dia dos pequenos pode ser a manifestação do câncer, doença que, nesta fase da vida, tem até 70% chance de cura quando diagnosticada precocemente.
E, para tirar qualquer dúvida, não há outro caminho: é preciso procurar um médico já que, quanto mais cedo o câncer é diagnosticado e tratado, maiores as chances de cura. É com este objetivo, de ensinar e alertar as pessoas, que o Coniacc (Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer) lança a campanha “Exame Casting”. O filme, criado pela Ogilvy Brasil, faz parte das ações para o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, 23 de novembro.
Cinquenta crianças foram convocadas para o que seria o casting de um comercial publicitário. No entanto, nem os responsáveis nem as próprias crianças/adolescentes sabiam o que de fato iria acontecer. Eles foram levados para uma sala reservada, onde havia um diretor de cena, que fez diversas perguntas para os “artistas” mirins – coisas simples que os adultos podem observar no cotidiano se conhecerem alguns sintomas do câncer.
Mas, na verdade, o profissional não era um diretor de comercial, e sim um oncologista pediátrico, Dr. Lisandro Lima Ribeiro. Ao final, o pai/mãe foi conduzido a uma outra sala, onde tudo foi revelado pelo médico, que até então se comportava como um diretor de cena. Felizmente, todas as 50 crianças que participaram da ação, passaram no teste.
“Este tipo de exame pode salvar a vida de milhões de crianças se os adultos conhecerem os principais sintomas do câncer infantojuvenil e procurarem um médico o mais rápido possível”, ressalta Dr. Lisandro. “A mensagem principal da campanha é chamar a atenção não apenas dos pais, mas de todas as pessoas que fazem parte da vida de uma criança ou adolescente, como educadores e avós”, diz Cláudio Lima, VP nacional de criação da Ogilvy Brasil.
A filme completo pode ser visto no link coniacc.org.br/examecasting.
FICHA TÉCNICA
Agência: Ogilvy Brasil
Título: Exame Casting
Duração: 2’44’’ / 60” / 57” / 30” e 27” + 4 pílulas + 2 spots de rádio
Produto: Institucional
Cliente: Coniacc
VP Nacional de Criação: Cláudio Lima
Diretor de Criação: Guiga Giacomo
Diretor de Arte: Teco Cipriano
Redator: Vinícius Fernandes
Social Media: Larissa Almeida e Cacá Bellotti
Planejamento: Daniel De Tomazo, João Vicente, Lívia Gatti, Bárbara Bueno
Mídia: Flávio de Pauw, Barbara Campos e Debora Barbosa
Produtores em RTVC: Rafael Rosi, Cecilia Taioli, Lais Pereira e Francini Santiago
Atendimento: Carolina Rocha e Victória Campos
Gerente de Projetos: Beto Campos
Motion: Tulio Inoue, Thiago Bancaro e Thiago Mariano
UXD: Marcela Coutinho, Flavia Goulart e Nando Souza
Desenvolvimento Site: Marcos Falcão, Sandro Salles e Diogo Berton
Hospedagem de site: GET UP
Aprovação Cliente: Rilder Campos, Rosemary Sanz, Jacinto Guidolin e Amanda Kartanas
Produtora: Fantástica Filmes
Direção de Cena: Marlon Klug
Direção de Fotografia: Eli Firmeza
Direção de Arte: Bia Maestri
Instalação Artística TVs: João Marcelo Gomes
Assistentes de Direção: Felipe Claudino e Jonathan Van Thomaz
Designer de Produção: Rosane Melink
Direção de Produção: Edilor Schmitz
Produção Executiva: Herminio Vinholi Jr
Gerente de Processo: Ana Maria Sequinel
Diretor / Médico: Doutor Lisandro Ribeiro
Diretores de VFX: Ivan Stephan e Bruno Wotroba
Pós produção e finalização: Fantástica Post
Composição VFX: Michel Takahashi e Karlos Schirmer
Artistas 3D: Leonardo Sindlinger e Jonfer Maia
Artista de desenvolvimento Visual: Estevão Lucas
Engenheiro de pós produção: Ivã Stival
Montagem: Emanoel Maciel e Marlon Klug
Color Grading: Psycho n’ Look
Produtora de som: Sound Design
Atendimento: Mayra Prevides
Produção trilha: Jesus Sanchez
Criação trilha: Bruno Bonaventure