“Exame Casting”, nova ação criada pela Ogilvy Brasil para o Coniacc, ressalta que a doença pode ter até 70% de chance de cura quando diagnosticada precocemente; mensagem reforça ainda a participação dos pais nesta luta

 

Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=150QgGaODbI

 Dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades, sangramento na gengiva, cansaço excessivo, dores de cabeça pela manhã, vômitos, manchas brancas na “menina dos olhos”, manchas roxas no corpo sem traumas ou pancadas. Quem é pai/mãe ou convive com crianças e adolescentes nem imagina. Mas, muitas vezes, uma reclamação ou um sintoma simples no dia a dia dos pequenos pode ser a manifestação do câncer, doença que, nesta fase da vida, tem até 70% chance de cura quando diagnosticada precocemente.

 

E, para tirar qualquer dúvida, não há outro caminho: é preciso procurar um médico já que, quanto mais cedo o câncer é diagnosticado e tratado, maiores as chances de cura. É com este objetivo, de ensinar e alertar as pessoas, que o Coniacc (Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer) lança a campanha “Exame Casting”. O filme, criado pela Ogilvy Brasil, faz parte das ações para o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, 23 de novembro.

 

Cinquenta crianças foram convocadas para o que seria o casting de um comercial publicitário. No entanto, nem os responsáveis nem as próprias crianças/adolescentes sabiam o que de fato iria acontecer. Eles foram levados para uma sala reservada, onde havia um diretor de cena, que fez diversas perguntas para os “artistas” mirins – coisas simples que os adultos podem observar no cotidiano se conhecerem alguns sintomas do câncer.

 

Mas, na verdade, o profissional não era um diretor de comercial, e sim um oncologista pediátrico, Dr. Lisandro Lima Ribeiro. Ao final, o pai/mãe foi conduzido a uma outra sala, onde tudo foi revelado pelo médico, que até então se comportava como um diretor de cena. Felizmente, todas as 50 crianças que participaram da ação, passaram no teste.

 

“Este tipo de exame pode salvar a vida de milhões de crianças se os adultos conhecerem os principais sintomas do câncer infantojuvenil e procurarem um médico o mais rápido possível”, ressalta Dr. Lisandro. “A mensagem principal da campanha é chamar a atenção não apenas dos pais, mas de todas as pessoas que fazem parte da vida de uma criança ou adolescente, como educadores e avós”, diz Cláudio Lima, VP nacional de criação da Ogilvy Brasil.

 

A filme completo pode ser visto no link coniacc.org.br/examecasting.

 

FICHA TÉCNICA

Agência: Ogilvy Brasil

Título: Exame Casting

Duração: 2’44’’ / 60” / 57” / 30” e 27” + 4 pílulas + 2 spots de rádio

Produto: Institucional

Cliente: Coniacc

VP Nacional de Criação: Cláudio Lima

Diretor de Criação: Guiga Giacomo

Diretor de Arte: Teco Cipriano

Redator: Vinícius Fernandes

Social Media: Larissa Almeida e Cacá Bellotti

Planejamento: Daniel De Tomazo, João Vicente, Lívia Gatti, Bárbara Bueno

Mídia: Flávio de Pauw, Barbara Campos e Debora Barbosa

Produtores em RTVC: Rafael Rosi, Cecilia Taioli, Lais Pereira e Francini Santiago

Atendimento: Carolina Rocha e Victória Campos

Gerente de Projetos: Beto Campos

Motion: Tulio Inoue, Thiago Bancaro e Thiago Mariano

UXD: Marcela Coutinho, Flavia Goulart e Nando Souza

Desenvolvimento Site: Marcos Falcão, Sandro Salles e Diogo Berton

Hospedagem de site: GET UP

Aprovação Cliente: Rilder Campos, Rosemary Sanz, Jacinto Guidolin e Amanda Kartanas

Produtora: Fantástica Filmes

Direção de Cena: Marlon Klug

Direção de Fotografia: Eli Firmeza

Direção de Arte: Bia Maestri

Instalação Artística TVs: João Marcelo Gomes

Assistentes de Direção: Felipe Claudino e Jonathan Van Thomaz

Designer de Produção: Rosane Melink

Direção de Produção: Edilor Schmitz

Produção Executiva: Herminio Vinholi Jr

Gerente de Processo: Ana Maria Sequinel

Diretor / Médico: Doutor Lisandro Ribeiro

Diretores de VFX: Ivan Stephan e Bruno Wotroba

Pós produção e finalização: Fantástica Post

Composição VFX: Michel Takahashi e Karlos Schirmer

Artistas 3D: Leonardo Sindlinger e Jonfer Maia

Artista de desenvolvimento Visual: Estevão Lucas

Engenheiro de pós produção: Ivã Stival

Montagem: Emanoel Maciel e Marlon Klug

Color Grading: Psycho n’ Look

Produtora de som: Sound Design

Atendimento: Mayra Prevides

Produção trilha: Jesus Sanchez

Criação trilha: Bruno Bonaventure