Em continuidade às comemorações do Dia do Meio Ambiente, novas peças têm projetos ambientais como tema principal
A Ambev lança no próximo sábado, 25/06, novas peças de sua primeira campanha publicitária de posicionamento institucional “Ambev. Feita por gente e sonhos.”, lançada em julho de 2010. A ação faz parte de uma série de atividades desenvolvidas pela empresa no mês de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Os anúncios terão como tema projetos ambientais desenvolvidos pela empresa em conjunto com parceiros e instituições e serão publicados em veículos impressos de circulação nacional.
A primeira história será sobre a parceria com o WWF-Brasil para a adoção da Bacia Corumbá-Paranoá, que abastece a unidade fabril da Ambev na cidade-satélite do Gama/DF. A iniciativa é a primeira etapa do Projeto Bacias, que tem o objetivo de melhorar a gestão e as condições dos mananciais que abastecem as 34 fábricas da Ambev no Brasil. O Projeto Bacias faz parte do Movimento CYAN – Quem vê água enxerga seu valor, uma ampla iniciativa da Ambev de mobilização e conscientização da sociedade para o uso racional desse recurso.
A segunda peça contará a história de Edson Freitas Gomes, fundador da BrasilPET, uma das maiores indústrias de coleta e reciclagem de PET do país. No mesmo anúncio, aparece Vera Chevalier, parceira da Ambev nos projetos Reciclagem Solidária e Recicloteca – um centro de informações dedicado à redução dos impactos ambientais, sociais e econômicos gerados pelo processo de produção e descarte de lixo.
“Na Ambev, somos movidos por grandes sonhos. Ao longo de nossa história, conseguimos mobilizar e encontrar parceiros que compartilham dos mesmos ideais que os nossos. Foi ultrapassando os limites dos nossos muros e criando parcerias que conseguimos fazer com que o sonho de muita gente e também os nossos se tornassem realidade”, afirma Ricardo Rolim, diretor de relações socioambientais e comunicação da Ambev.
Quando começou a procurar parceiros para projetos ambientais, a Ambev já tinha feito sua lição de casa. Há 19 anos, a companhia instituiu um Sistema de Gestão Ambiental para monitorar índices internos de ecoeficiência. Todas as fábricas da companhia possuem um gerente de Meio Ambiente responsável por metas.
Alguns resultados obtidos até o momento são:
→ Dentre as 10 cervejarias do grupo Anheuser-Busch InBev no mundo com os melhores indicadores de consumo de água por litro de cerveja, cinco são da Ambev.
→ As unidades de Curitiba (PR), de Goiânia (GO), de Minas Gerais e de Camaçari (BA), por exemplo, consomem apenas 3,3 litros. Já a de Brasília, 3,2 litros.
→ As fábricas que produzem exclusivamente refrigerantes têm índices expressivamente baixos. A unidade de Sapucaia, no Rio de Janeiro, e a de Jundiaí, em São Paulo, por exemplo, consomem apenas 1,56 litro para cada litro de refrigerante produzido.
→ Nos últimos oito anos, a companhia conseguiu reduzir seu índice de consumo de água em mais de 27%.
→ A companhia tem diversificado sua matriz energética, dando prioridade ao uso de biomassa e biogás. Isso colaborou para a redução de 35% da emissão de CO2 obtida nos últimos cinco anos.
→ Em 2010, as operações da Ambev na América Latina Norte (LAN) – que compreendem Brasil, Guatemala, Peru, República Dominicana, Equador, Nicarágua, El Salvador e Venezuela – atingiram a marca de 98,2% de reaproveitamento de subprodutos.
→ Quatorze das 33 fábricas da Ambev no Brasil já reaproveitam 99% dos seus subprodutos.
→ Nos últimos cinco anos a Ambev no Brasil reduziu em 70% a quantidade de resíduos sólidos descartados.
→ Nos últimos três anos, a companhia reduziu 25% a geração de resíduos.
→ Nos últimos cinco anos, a receita gerada pelo reaproveitamento de subprodutos aumentou 40%, atingindo R$ 80,8 milhões em 2010.
Alinhada com os objetivos globais da AB-InBev, a Ambev estabeleceu metas ambientais para 2012. São elas:
→ Reduzir para 3,5 litros a média geral de consumo de água utilizado na produção de 1 litro de bebida
→ Reduzir em 10% a emissão de CO2
→ Reaproveitar 99% dos resíduos gerados nas fábricas
FICHA TÉCNICA DA CAMPANHA AMBEV. FEITA POR GENTE E SONHOS.
Agência: LODUCCA
Anunciante: Ambev
Título: Sonhos
Criação: Fernanda Fajardo e José Arnaldo Suaid
Direção de Criação: Guga Ketzer
Head of art: Cassio Moron
Atendimento: Fernando Barros, Cândida Semensato e Luís Maia
Mídia: Daniel Chalfon, Sílvia Ramazzotti e Joana Mattos
Planejamento: Isabella Mulholand, Mariana Quintanilha e Paula Caetano
Produtor Executivo de criação: Sid Fernandes
ArtBuyer: Greta Verga
Fotógrafo: André Faccioli
Aprovação Cliente: Diana Maranhão e Ricardo Rolim