Intitulada “Colocando em Pratos Limpos”, a iniciativa assinada por Finish e Brastemp consiste em programetes educativos veiculados na rede Jovem Pan, até o fim de dezembro
A chegada do verão, estação do ano em que o consumo de água aumenta consideravelmente, inspirou a criação da campanha “Colocando em Pratos Limpos”, que traz dicas sobre o uso consciente desse recurso natural, aliando tecnologia e medidas preventivas. A lavagem manual de louças, que em apenas quinze minutos pode gastar até 240 litros de água limpa, é um dos problemas levantados pelo especialista em assuntos ambientais e ex-assessor de Meio Ambiente da Sabesp, Marcelo Morgado, porta-voz da iniciativa e fundador do Grupo de Profissionais de Meio Ambiente das Indústrias do Vale do Paraíba (GPMAI).
A ação é assinada por Finish, marca líder mundial em detergentes para lava-louças, e pela Brastemp, uma das marcas da Whirlpool Latin America. Desde 2008, as duas marcas trabalham em parceria para desmistificar alguns fatores relacionados às máquinas lava-louças, dentre os quais se destaca a quantidade de água utilizada no processo: a tecnologia das lava-louças é capaz de otimizar a água utilizada, garantindo uma lavagem eficiente – feita com água quente, a cerca de 60°C – usando apenas 20 litros por ciclo completo, o que representa uma economia de doze vezes comparada à lavagem à mão citada por Morgado.
Entre as dicas fornecidas pelo ambientalista para economia de água e, consequentemente, de dinheiro, estão o controle e manutenção preventiva de alguns pontos estratégicos da casa, como o vaso sanitário e a pia da cozinha. Vazamentos que muitas vezes passam despercebidos, a partir de furos de apenas dois milímetros na tubulação, por exemplo, podem acarretar em desperdícios de até quatro mil litros de água por mês, segundo o especialista.
A campanha “Colocando em Pratos Limpos”, criada pela agência Sagarana Comunicação de Interesse das Pessoas, consiste em programetes de rádio com mais de vinte boletins sobre economia de água, veiculados nas rádios Jovem Pan AM e FM de novembro a dezembro de 2013.