Frutas a preços exorbitantes em feira-livre surpreendem
clientes na região central de São Paulo

Barraca com preços do fim do mundo montada na feira-livre do Copan, cartão postal da cidade propõe reflexão sobre os valores – literais e figurados – diante da escassez de recursos e o eminente colapso econômico e ambiental da sociedade

Os passantes e moradores da região central de São Paulo tiveram uma surpresa quando uma barraca montada na feira-livre do Copan, cartão postal da cidade, ofertava frutas a preços assustadores. Uma simples maçã chegava a custar R$62,00 pela unidade.

A movimentação atraiu clientes e até mesmo outros feirantes, chocados com os preços praticados pela barraca e curiosos com a mensagem passada pelos vendedores: O fim do mundo já começou!

Em meio aos clássicos ruídos da feira, anunciavam-se laranjas que custam mais do que o litro da gasolina e o simples ato de comprar frutas era visto como um investimento de curto prazo, diante da possibilidade de um eminente apocalipse social, econômico e ambiental.

O que pode ter ocasionado tamanha distorção nos conhecidamente acessíveis preços de uma feira-livre? A resposta é simples: o colapso.

Na Barraca de The Collapse, os alimentos de origem natural têm seu valor ajustado para uma economia incerta, que pode estar mais perto do que imaginamos, em um cenário de urgência e realismo distópico. Assim como na minissérie indicada ao International Emmy Awards, que estreia no canal AMC nessa segunda-feira, 08/02, às 22h e que inspira a inusitada ativação.

Vista aérea da barraca de The Collapse na feira-livre do Copan

A trama produzida pelo coletivo francês de cineastas independentes “Les Parasites”, filmada em planos-sequência e com uma atmosfera envolvente, reflete sobre o desespero da sociedade diante da escassez de recursos, e de como ela irá se reinventar questionando o que conhece hoje.

Partindo dessa premissa, o AMC preparou uma ativação especialmente pensada para o público brasileiro, traduzindo o impacto ambiental e econômico do colapso para um clássico cenário do cotidiano nacional: uma feira-livre.

Em parceria com o departamento de Abastecimento e Agricultura da Prefeitura de São Paulo, foi construída uma barraca de feira customizada na feira livre do Copan – um dos cartões postais do centro da cidade, apresentando uma visão local para a problemática da série ao ofertar frutas com um detalhe surpreendente: preços exorbitantes, pensados a partir da importância de recursos naturais e da comida em uma hipotética situação de colapso.

“The Collapse é um conteúdo de alto valor de produção e tem a essência do AMC, apresentando uma história universal e cheia de nuances. Por isso buscamos uma oportunidade de trazer a urgência do tema para uma situação realista, seguindo o clima da minissérie e criando uma identificação com o público brasileiro”, comenta Ivana Steinberg, VP de Marketing do AMC Networks International Latin America.

A barraca chamou a atenção de quem passava pela região central de São Paulo

A ativação foi criada e produzida pela Onze Marketing e Comunicação, em parceria com a produtora Cosme – responsável pelo registro em vídeo da ativação, que está disponível também nas redes sociais do AMC e se conecta com outros conteúdos relacionados à série.

“Um dos grandes desafios do projeto foi materializar os conceitos da ação para o cenário brasileiro, resultado obtido por meio de um planejamento bem estruturado e pela inteligência coletiva aplicada entre a AMC, Onze e demais players que nos apoiaram durante o processo.”, explica Leandro Souza, Head de Projetos da Onze Marketing e Comunicação

Para garantir a segurança de todos os envolvidos e da comunidade, toda a equipe passou por testes de detecção de COVID-19 e foram instalados totens de álcool em gel com instruções de higienização adequada e distanciamento social.

Esta foi a primeira vez em que uma feira-livre foi palco de uma ativação de lançamento de um conteúdo audiovisual, uma ideia inovadora e que se conecta com a realidade do público.

“As feiras livres de São Paulo são um ponto de convívio e fazem parte da rotina do paulistano justamente por promoverem alimentação saudável e fresca a preços menores, com uma espiritualidade que só encontramos nos feirantes. No passado, vivenciamos o aumento exorbitante do preço de tudo o que consumíamos devido às altas taxas de inflação, por isso acredito que ações como estas conscientizam a população sobre os efeitos da economia e impacto dela no nosso dia a dia e no funcionamento da cidade”, comenta Carlos Fernandes, secretário-executivo do Departamento de Abastecimento e Agricultura da Prefeitura de São Paulo.

Os 270kg de frutas usadas na ativação foram doadas para a comunidade local com o apoio dos organizadores da feira-livre do Copan.

Frutas distribuídas para a comunidade local apresentavam a estreia da série

SOBRE THE COLLAPSE:

Produzida por Jérémy Bernard, Guillaume Desjardins e Bastien Ughetto, diretores do coletivo francês de cineastas independentes “Les Parasites”, a minissérie de oito episódios exibirá os capítulos 1, 2 e 3 no próximo dia 08; a segunda leva com os episódios 4, 5 e 6 será no dia 15/2; e no dia 22/02, os capítulos finais – 7 e 8.

The Collapse” se concentra nos limites da sociedade industrial, em belíssimas cenas de plano sequência de até 15 minutos, que permitem ao público experiências com os momentos mais cruciais e dramáticos da narrativa, enquanto acompanham grupos de pessoas distintas enfrentando uma crise enérgica, causada pelo colapso, e as consequências do estilo de vida da sociedade por diferentes perspectivas.

Os episódios também serão distribuídos nas plataformas de VOD das operadoras de TV paga, como NOW, Claro Video e SKY Play, de acordo com a disponibilidade nos pacotes de cada serviço.

FICHA TÉCNICA

CLIENTE: AMC Brasil
AMC Networks International Latin America

Pedro Fonseca
Marketing e Comunicação – Brasil

Virginia Ariemma
Diretoria de Marketing e Comunicação – América Latina

Ivana Steinberg
Vice-Presidência de Marketing e Comunicação – América Latina

ATIVAÇÃO
ONZE MARKETING E COMUNICAÇÃO

Leandro Souza
Head de Projeto

Camila Pereira
Coordenadora de Projeto

Anelise Oliveira
Produtora Executiva

Adriana Dutra
Head de Planejamento

Fábio Pacheco
Planejamento

Markus Neme
Head de Criação

Nathalia Nogueira
Criação

FILME
COSME PRODUTORA

Pedro Fonseca (AMC Brasil)
Roteiro

Thiago Alves
Direção/Montagem/Cor

Rafael Avancini
Direção de Fotografia

Danilo Saraiva
1o. Assistente de Fotografia

Gabriel Moura
Direção de Produção

Luiza Borges
Produtora

Lucio Piva
Assistente de Produção

Nicolás Presciutii
Som Direto

Focca
Drone

Cris Malta
Maquiagem

Robson Jack
Finalização de Som

Isa Almeida
Making-Of