Material reciclável de freezers se transforma em matéria prima em oficina social

A Digipaper, especialista na criação e customização de soluções estratégicas de marketing, desenvolveu especialmente para a Unilever um brinde de final de ano que agregou materiais e atitudes sustentáveis.

A matéria-prima: poliuretano reciclável, um dos materiais descartados no final da vida útil dos freezers Kibon. O material foi desenvolvido pela empresa Policert durante três anos, antes de chegar a placa final, que nas mãos da Digipaper se transformou em um cestinho de lixo. O brinde, juntamente com produtos Unilever, formaram um kit de final de ano para presentear alguns parceiros da empresa.

“Quando fomos chamados pela Unilever para desenvolver um brinde com o material criado pela Policert, nos vimos diante da oportunidade de elaborar algo sustentável do começo ao fim do projeto”, relembra Cristiane Oliveira, diretora da Digipaper.

O poliuretano (PU) demora vários anos para se decompor no meio ambiente e esta é a primeira vez que o material é reciclado, atendendo uma das metas da Unilever de reutilizar e/ou reciclar partes e componentes dos equipamentos ao final de sua vida útil. O conceito do lixinho surgiu por ser algo útil, simples e forte, para suportar quatro quilos de produtos da Unilever que fazem parte do kit.

“O desenvolvimento de uma nova tecnologia para a reciclagem do poliuretano usado nas conservadoras Kibon foi mais um marco de sustentabilidade para a Unilever Brasil em 2012, fazendo com que, a partir de agora, 100% dos componentes e partes usadas em nossos freezers Kibon possam ser reutilizados ou reciclados”, explica Juliana Nunes, diretora de comunicação corporativa e sustentabilidade da Unilever. “Há anos temos a prática de estabelecer parcerias para desenvolver processos de reciclagem, incorporando os novos produtos em nossos processos. Como exemplo, temos diversos objetos feitos com placas de tubos de creme dental, como brindes, cestos de lixo nos escritórios, moveis, etc.”

Depois de algum tempo e muitos protótipos, a equipe formada pela Digipaper e Policert chegou ao formato final, que foi então destinado ao Armazém das Oficinas, uma parceria entre a Associação Cornélia Vlieg e o Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira”, criada para atender a necessidade de trabalho da população de baixa renda que apresenta quadros de vulnerabilidade social e não tem oportunidade de inserção no mercado formal de trabalho.

“A equipe do Armazém foi fantástica. Sempre inserimos as oficinas sociais nas montagens de nossas soluções, pois acreditamos que podemos contribuir com a geração de riqueza e inclusão social desta forma”, orgulha-se Cristiane.

O último desafio era o tempo. Para montar os 1800 kits necessários em apenas 24 dias, o Armazém das Oficinas contou com 16 pessoas trabalhando diariamente. A Digipaper, como gestora do projeto, não apenas forneceu todo o material, como também treinou a equipe, que cumpriu a risca o prazo de entrega.

A sustentabilidade foi pensada pela Digipaper e seus parceiros do começo ao final do processo. Até as caixas que continham os produtos Unilever foram utilizadas para organização dos materiais nas oficinas de trabalho do próprio Armazém.