A Brasilis Marketing desenvolveu uma campanha com base em realidade aumentada para a Franquia Músculo-Esquelética do laboratório Aché. A campanha, chamada “Anatomia Virtual”, foi iniciada em maio deste ano e usa a realidade aumentada como recurso.
A agência criou um kit com seis cards de realidade aumentada. Os propagandistas entregam aos ortopedistas um card por mês, a cada visita. O médico realiza um cadastro no site da campanha e ativa o card via webcam. Cada peça contém a imagem de um membro diferente do corpo humano, através do qual o profissional da saúde pode explicar melhor o diagnóstico, desenhar e fazer anotações, mostrar a estrutura muscular e óssea e até mesmo uma determinada lesão naquele local durante as consultas com seus pacientes. Ao final de um semestre, os propagandistas terão estabelecido relacionamento com os médicos, que terão o kit completo.
Os médicos podem usufruir de uma ferramenta explicativa para os pacientes, os pacientes ganham no entendimento do diagnóstico a partir das ilustrações e os propagandistas mantêm um relacionamento contínuo com os médicos.
Embora um dos objetivos da campanha seja estreitar o relacionamento entre propagandistas e médicos, os que não forem visitados pelos representantes também podem usufruir do sistema: os cards para realidade aumentada ficam disponíveis no site para download e impressão um mês após o representante entregar o cartão oficial aos médicos visitados. Ou seja, qualquer médico que acessar o sistema já pode imprimir os cartões de joelho, ombro e quadril.
Para esta campanha, o foco está na divulgação de medicamentos ligados a linha músculo-esquelético. A expectativa é distribuir seis mil kits e, com isso, atingir os médicos ortopedistas atendidos pela Aché.
De maio até agora, foram distribuídos cards contendo imagens de joelho, ombro, quadril e pé. Em setembro será a vez de mão e, em outubro, quando a campanha será finalizada, os médicos receberão o card de coluna.