A operadora de telefonia dos Estados Unidos AT&T que, por muito tempo teve exclusividade do iPhone, fez um aumento – ainda que simbólico – do preço do iPhone 3GS que, antes de graça, agora passa a custar U$ 0,99. Aparentemente, a medida serve para evitar fraudes.

O iPhone 3GS passou a ser disponibilizado gratuitamente sob contrato com a AT&T após o lançamento do iPhone 4S, em outubro. Porém, pouco mais de um mês depois a empresa decidiu colocar um preço de 99 centavos – simbólico, sim – no aparelho.

De início não se sabia o motivo deste aumento, pequeno, mas mesmo assim notável, já que tanto a Apple quanto a AT&T anunciaram em alto e bom som que o 3GS seria gratuito a partir de outubro. Entretanto, um leitor do MacRumors contou ao site que trabalha na operadora de telefonia móvel e que esta foi uma medida de segurança.

Ao cobrar o valor irrisório de U$ 0,99, a operadora consegue dados do usuário presentes na operadora de cartão de crédito, por exemplo, sendo uma arma contra fraudes. O que o leitor conta que estava havendo é que muitos golpistas estavam utilizando identidades falsas para conseguir um iPhone gratuitamente e a AT&T decidiu tomar medidas contra isso.

Na Apple Store Online, porém, o iPhone 3GS continua gratuito.

Fonte: MacRumors.