Fabricantes de smartphones enxergam um mercado em ascensão, mas precisam se esforçar muito para conquistar a fidelidade dos clientes. Pesquisa realizada pela GfK mostrou que 56% dos donos desses aparelhos não ligam para a marca, mas sim para o que oferece o aparelho.

Entre as principais fabricantes do mercado, a que mais se dá bem na questão da fidelidade é a Apple, que tem 59% de seus clientes satisfeitos e dispostos a procurar sempre as versões mais recentes do iPhone. Na outra ponta está justamente a empresa que briga com a companhia de Steve Jobs no mercado de computadores e softwares: a Microsoft, com apenas 21% de clientes fiéis.

“A fidelidade a uma marca de celular é mais complicada hoje porque as pessoas estão em busca de experiências de alto nível”, disse Ryan Garner, principal analista da pesquisa, à agência Reuters. “Se um celular não fizer o que diz que fará, ou o que o dono espera que ele faça, o fabricante perderá credibilidade.”

No geral, apenas 25% dos usuários de smartphones pretendem manter ao sistema operacional de seu aparelho atual. O segundo mais querido por seus clientes é a BlackBerry, da Research In Motion, com 35% de fidelidade, seguida por Android, do Google (28), e Symbian, da Nokia (24%).

A pesquisa da GfK foi realizada com 2.653 entrevistados no Brasil, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos e China, entre outubro e novembro.