Estudo feito com 402 conselheiros financeiros mostra que espaço conquistado pelo LinkedIn pode estar relacionado ao fato de muitas empresas impedirem o acesso ao Facebook durante o expediente
Cada vez mais os consultores financeiros migram para redes sociais em busca de conquistar novos clientes. Dados obtidos pelo estudo feito pela FTI Consulting, empresa de consultoria empresarial global que oferece aos clientes soluções multidisciplinar para ajudá-los a lidar com desafios e oportunidades complexos, com 402 consultores financeiros norte-americanos, mostra a crescente adesão desses profissionais a redes sociais em busca da conquista de novos clientes.
Além disso, durante o estudo foi identificado, que apesar dos respondentes enxergarem e utilizarem o LinkedIn como a rede primária para negócios sociais, a adesão a plataforma para geração de negócios declinou levemente. “Em um estudo que conduzido em 2012, 90% dos conselheiros disseram ver o LinkedIn como sua rede primária para negócios; em 2013, esse número mudou 80%”, afirma Sheila Magri, Managing Director da Divisão de Comunicação Estratégia da FTI Consulting Brasil.
O espaço conquistado pelo LinkedIn pode estar baseado no fato de muitas empresas impedirem o acesso ao Facebook durante o expediente, 30% dos respondentes disseram que seria ideal para construção da marca o uso dessa plataforma social. 27% consideram o Facebook como ferramenta mais desejável para aumentar a eficiência em suas redes. Para cultivar prospecção de clientes, o Facebook seria a plataforma de opção dos 33% de nossos respondentes. Apesar de serem percentagens mais baixas do que aquelas que citam o LinkedIn, os profissionais estão levemente mais propensos a dizer que o Facebook é a rede preferida para manter e alimentar as relações já existentes. Podendo se tornar a rede de opção para algumas empresas que estão procurando aumentar sua presença nas redes sociais.
Como as escolhas e popularidade evoluem ao longo do tempo, irá depender das políticas da companhia e de quais ferramentas de negócio as redes sociais dão em retorno. Os players atuantes nas mídias irão também fundir e convergir. Mas a pesquisa encontrou uma mudança potencial sendo feita e que precisa ser observada.
As mídias sociais possuem o potencial para mudar o jeito que profissionais se comunicam com seus clientes e constroem uma reputação positiva. Mesmo com compliance regulatório e reputação de marca sendo questões importantes, as organizações já estão se movendo para além dessas preocupações.