Comercial estreia dia 12 de setembro e convida toda a sociedade a se engajar no +ID, ícone que simboliza as ações da empresa em prol do consumo responsável
Pioneira na organização de ações voltadas para o consumo responsável de bebidas alcoólicas, a Ambev lança hoje uma campanha para convidar a sociedade a ser engajar nessa causa. O filme de TV será exibido em canais abertos e haverá também anúncios em alguns dos principais jornais e sites do país.
Criado pela agência Loducca e produzido pela Conspiração, o comercial é ambientado em um bar e mostra a importância de se exigir o RG antes de vender bebida alcoólica. Uma medida que visa evitar que menores de idade tenham acesso a esses produtos.
A campanha faz parte do + ID, ícone que simboliza todas as iniciativas da Ambev de combate à venda de álcool para quem não tem 18 anos. Onde o selo + ID estiver presente será uma indicação de que naquele local se cumpre a legislação que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para os menores de idade. O intuito da empresa com essa ação é mobilizar os estabelecimentos comerciais e a sociedade em torno do tema.
Em breve, o +ID estará também estampado nas embalagens das principais marcas da empresa, como Skol, Brahma e Antarctica.
A Ambev e o consumo responsável
Desde a sua criação, há onze anos, a empresa organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável. No início desta década, foi a única companhia de bebidas a participar das discussões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas.
Em 2003, foi lançado o Programa Ambev de Consumo Responsável, norteado pelas premissas da OMS e cujos pilares são conscientizar a população sobre os riscos de beber e dirigir e estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores. Ele traduz o compromisso da empresa com o uso responsável de seus produtos, que são feitos para momentos de celebração e descontração.
De lá pra cá, o tema está presente em diversas ações da Ambev. Entre as iniciativas mais recentes estão os programas Supermercado de Responsa, Bar de Responsa e Jovens de Responsa. O primeiro, em parceria com o Grupo Pão de Açúcar, visa evitar que menores de idade consigam comprar bebidas alcoólicas em supermercados do país. Seu funcionamento se dá por meio de um sistema desenvolvido especificamente para a ação. Ele identifica o código de barras de bebidas alcoólicas e trava o caixa do supermercado até que a data de nascimento do cliente seja inserida pelo funcionário da loja. Para isso é solicitado o RG do consumidor. Já o Bar de Responsa visa conscientizar os donos dos estabelecimentos e estimulá-los a promover o consumo responsável – premiando aqueles que seguirem as melhores práticas. O Jovens de Responsa teve inicio no ano passado e conta com a parceria de dez ongs de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. O intuito dessa iniciativa é prevenir o uso abusivo do álcool e inibir o consumo por menores de 18 anos nas comunidades onde as organizações atuam. Assim como encontrar iniciativas de prevenção simples e eficazes para serem reaplicadas, as chamadas tecnologias sociais.
Além desses programas, campanhas de conscientização, como o Motorista da Rodada, da Skol, e a “Regra é clara, menor de idade não pode beber”, da Brahma estrelada pelo ex-jogador Cafu, entre outras; doação de bafômetros ao poder público – já foram entregues 80 mil aparelhos –; apoio a pesquisas sobre o assunto; engajamento de seus funcionários no Dia de Responsa; organização de seminário para debatera a questão; entre outros exemplos também fazem parte do conjunto de iniciativas realizadas pela Ambev.