Projeto será apresentado durante Seminário de Pesquisa e permite conscientizar os responsáveis sobre os riscos que os produtos apresentam as crianças
A faculdade Estácio promove no próximo sábado, 22 de outubro, seu VIII Seminário de Pesquisa e IV Jornada de Iniciação Cientifica, com a participação de 2458 trabalhos submetidos e de outras 236 instituições de ensino do país e do exterior. Um dos destaques do seminário é a pesquisa desenvolvida pelo Marcelo Simão de Vasconcellos, estudante da graduação em Jogos Digitais da Estácio no Rio de Janeiro, que resultou em um jogo digital que contribui com o combate àintoxicação doméstica, a partir de informações do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
No game, que será disponibilizado gratuitamente e poderá ser jogado através de um navegador, o jogador deve proteger uma criança para que esta não se intoxique com os diversos produtos e objetos presentes em uma residência normal e que comumente acarretam incidentes sérios, como remédios, bebidas alcoólicas, plantas ornamentais tóxicas, produtos de limpeza e similares. Ao final do jogo, o jogador tem seu desempenho avaliado e recebe informações sobre os diversos produtos que apresentam risco.
O seminário é hoje um dos maiores do gênero em curso no país e congrega desde trabalhos de conclusão de curso de graduação até teses de doutorado, passando por projetos de iniciação cientifica ou de pesquisa, monografias de conclusão de curso de especialização ou MBA, e dissertações de mestrado.