É o segundo ano consecutivo em que a agência de Marcello Serpa e José Luiz Madeira conquista o título. Ela já havia sido Agência do Ano do festival em 2010 e 2000
Pela terceira vez a AlmapBBDO foi eleita “Agência do Ano” no Festival Internacional de Criatividade 2011, em Cannes, o mais importante da propaganda mundial. Ela conquistou 1 Leão de Ouro, 8 de Prata e 5 de Bronze. A agência de José Luiz Madeira e Marcello Serpa também foi “Agência do Ano” do festival em 2010 e 2000. “Sinto um orgulho profundo de trabalhar com pessoas que pensam, criam e veiculam trabalhos que brilham tanto no Brasil quanto em Cannes”, afirma Marcello Serpa, sócio e diretor geral de criação da AlmapBBDO. “Ganhar tantas vezes por tanto tempo não pode ser coincidência ou sorte, só pode ser vocação.” E completa: “É ainda melhor ganhar o título de agência do ano pela terceira vez, e pela segunda vez consecutiva, num ano em que o Brasil brilhou em Cannes.”
Realmente, o Brasil bateu recorde de troféus este ano no Festival de Cannes, realizado entre 19 e 25 de junho. As agências brasileiras receberam, ao todo, 68 Leões: 6 de Ouro, 24 de Prata, 37 de Bronze e o Leão de Agência do Ano da AlmapBBDO. No ano passado foram 58 Leões, incluindo o troféu da AlmapBBDO. Em 2009 foram 32 Leões, 8 da Almap. Em 2008, 41 e a AlmapBBDO conquistou 12 leões brasileiros, entre eles o único Leão de Ouro. Nesta edição de 2011, Cannes recebeu cerca de 24 mil inscrições de trabalhos de todo o mundo. A Wieden + Kennedy Portland foi a segunda agência colocada e a BBDO Nova York ficou em terceiro lugar. A BBDO foi a “Network of the Year”.
O Leão de Ouro da AlmapBBDO foi conquistado na categoria Press, com a campanha para a revista Billboard Brasil criada pelo diretor de arte Marcos Medeiros e o redator André Kassu. O ilustrador é Marcos Kotlhar. Em 2010, o Grand Prix de Press também foi para uma campanha da Billboard Brasil: “Música. Entenda do que é feita”, criada por Marcos Medeiros, Andre Kassu, Marcos Kotlhar e Danilo Boer. Em 2010, o Brasil não conquistava o GP na categoria havia 10 anos.
Para eleger a “Agência do Ano”, a organização do festival soma a pontuação das áreas de Press Lions, Outdoor Lions, Radio Lions, Cyber Lions, Film Lions, Film Craft e Titanium & Integrated Lions. Os Leões de ouro valem 7 pontos, os de Prata valem 5 e os de Bronze, 3. O Grand Prix vale 10 pontos. Cada agência tem direito a 10 pontos de shortlist, no máximo. O festival tem, ao todo, 13 categorias.
O Festival
Este ano o festival mudou de nome. Até a 57ª. edição, em 2010, era Festival Internacional de Publicidade. Em 2011 passou a ser Festival Internacional de Criatividade. Durante os sete dias em que ele foi realizado, cerca de 8 mil pessoas de 95 países compareceram às suas exibições, exposições, palestras, seminários e workshops. No domingo (26/6) todos os resultados estarão no site do festival: WWW.canneslions.com
Vejam os trabalhos da AlmapBBDO e os do Brasil (mais abaixo) que conquistaram Leões este ano:
FILME
PRATA
Tradutor – Volkswagen Tiguan
Mensagens (Filme 1/2/3/4) – Peças Originais VW
BRONZE
Quarto – Embratel
PRESS
OURO
Billlboard (Jimmy Hendrix/Iron Maiden/Lady Gaga/Madonna/Michael Jackson) – Billboard Brasil
PRATA
Billboard (Jimmy Hendrix/Iron Maiden/Lady Gaga/Madonna/Michael Jackson) (Cat. Tipografia) – Billboard Brasil
PRATA
Baralho/Bexiga/Unhas – Volkswagen Tiguan
PRATA
Fuja (1/2/3/4) – Escola Panamericana de Arte
PRATA
Rolos (Papel/Rolo de Alumínio/Plástico/Sacola) – MAN Latin America (caminhões)
BRONZE
Quartos/Piscinas/Restaurantes – Top Magazine
BRONZE
Vermelho/Azul – Getty Image
OUTDOOR
PRATA
Projeto Repartir – Casa do Zezinho
PRATA
Mágica/Fantoches/Origami -Volkswagen Tiguan
BRONZE
Billboard (Iron Maiden/Madonna/Lady Gaga/Michael Jackson) – Billboard Brasil
DESIGN
BRONZE
Fuja – EPA
Os Leões do Brasil (Fonte: Meio & Mensagem)
FILM
Prata
“Mensagens”, da AlmapBBDO para Peças Originais, da Volkswagen, com produção da Vetor Zero/ Lobo e áudio da Raw
“Tradutor”, da AlmapBBDO para Tiguan, da Volkswagen, com produção da Fat Bastards e áudio da Raw
Bronze
“Balões”, da Loducca para MTV, com produção da ParanoidBR e áudio da Raw
“Pelé”, da Y&R para Vivo, com produção da O2 Filmes e áudio da Tentáculo
“Quarto”, da AlmapBBDO para Embratel, com produção da Lux Filmes e áudio de A Voz do Brasil
FILM CRAFT
Ouro
“Balões”, da Loducca para MTV, com produção da ParanoidBR e áudio da Raw
Bronze
“Manobrista bêbado”, da Ogilvy para Bar Aurora e Boteco Ferraz, com produção Hungry Man e música de James Pedrozo e Cesar Matos
PRESS
Ouro
“Jimi Hendrix/ Iron Maiden/ Lady Gaga/ Madonna/ Michael Jackson”, da AlmapBBDO para revista Billboard
Prata
“Baralho/Bexiga/Unhas”, da AlmapBBDO para Tiguan, da Volkswagen
“Cachorro/Bagagem”, da JWT para Supradyn, da Bayer
“Fuja”, da AlmapBBDO para Escola Panamericana de Arte
“Idades”, da F/Nazca S&S para Olay, da Procter & Gamble
“Jimi Hendrix/ Iron Maiden/ Lady Gaga/ Madonna/ Michael Jackson”, da AlmapBBDO para revista Billboard
“Papel/Rolo de alumínio/Plástico PVC/Saco plástico”, da AlmapBBDO para Caminhões Volkswagen
“Portão/Iceberg/Canhão”, da Leo Burnett para Fiat
“Professora/Princesa”, da Moma para Kia Motors
Bronze
“Aniversário/Família/Avô”, da Ogilvy para BandSports
“Azul/Rosa/Amarelo”, da Age Isobar para Mugen
“Barbudo/Calvo/Mulher”, da Y&R para Santa Casa de Misericórdia
“Chanel/Armani/Lavin”, da Y&R para LG
“Fusca/Leite/The Economist”, da Y&R para Miami Ad School
“Meninos/Camisa/Iraque”, da DM9DDB para o jornal Marca Brasil
“Portão/Iceberg/Canhão”, da Leo Burnett para Fiat
Portão/Iceberg/Canhão”, da Leo Burnett para Fiat (recebeu 2 Leões em categorias diferentes)
“Quartos/Piscinas/Restaurantes”, da AlmapBBDO para Top Magazine
“Twitter/Skype/Facebook/YouTube”, da Moma para MaxiMídia, do Meio & Mensagem
“Vermelho/Azul”, da AlmapBBDO para Stock Photos
OUTDOOR
Prata
“Aniversário/Família/Avô”, da Ogilvy para BandSports
“As cartas esquecidas de Papai Noel”, da Ogilvy para Coca-Cola
“AXN TV Boxes”, da Publicis para Sony Television
“Mágica/Fantoches/Origami”, da AlmapBBDO para Tiguan, da Volkswagen
“Projeto Repartir”, da AlmapBBDO para Casa do Zezinho
Bronze
“Iron Maden/ Lady Gaga/ Madonna/ Michael Jackson”, da AlmapBBDO para revista Billboard
“Thiago”, da Ogilvy para Unicef
“Carro/ Geladeira/ Facas”, da Z+ para Supermercado Dia
“Calças/ T-Shirt/ Camisa”, da Z+ para Penalty
“Guerra/ Dinossauro”, da Z+ para Jamute Áudio
“O maior abraço do mundo”, da Monumenta para Conselho Nacional do Sesi
“Professora/Princesa”, da Moma para Kia Motors
“Twitter/Skype/Facebook/YouTube”, da Moma para MaxiMídia, do Meio & Mensagem
“O real cofre de banquinho”, da Arplan para Hebara
“Wave Sound London/ Wave Sound NY”, da Grey para 3M
“Náufrago”, da Giovanni+Draftfcb para Agro Food
“Preço”, da New 360 para Citroën Cheverny
DESIGN
Ouro
“Balões”, da Loducca e ParanoidBR para MTV
“O Inacreditável está no Emiliano”, da JWT para Hotel Emiliano
Prata
“Livros da Virada Sustentável”, da Lew’Lara\TBWA para Virada Sustentável
Bronze
“A Visão das Marcas”, da JWT para JWT
“Fuja”, da AlmapBBDO para Escola Panamericana de Arte
DIRECT
Ouro
“Volta Ferrorama”, da DM9DDB para Estrela
Prata
“As cartas esquecidas de Papai Noel”, da Ogilvy para Coca-Cola
“Manobrista bêbado”, da Ogilvy para Bar Aurora e Boteco Ferraz
“Volta Ferrorama”, da DM9DDB para Estrela
Bronze
“Manobrista bêbado”, da Ogilvy para Bar Aurora e Boteco Ferraz
“A gente entrega o seu download”, da Age Isobar para Cine 24 Horas
PROMO & ACTIVATION
Prata
“Manobrista bêbado”, da Ogilvy para Bar Aurora e Boteco Ferraz
Bronze
“Controle dos Pais”, da Ogilvy para BandSports
MEDIA
Prata
“Gol Ooool”, da JWT para Coca-Cola
“Todas as telas brasileiras mudaram para Semp Toshiba”, da Talent para Semp Toshiba
Bronze
“República Popular do Corinthians”, da F/Nazca S&S para Nike
“Sapatos”, da Babel para Asics
PR
Ouro
“Skank Play”, da Dont Try This para Skank
Prata
“Paz Social”, da FSB Comunicações para o Governo do Estado do Rio de Janeiro
CYBER
Prata
“Street Art View”, da Loducca para Red Bull
RADIO
Bronze
“Brian Johnson”, da JWT para 91 FM de Curitiba
“Dragostea”, da Ogilvy para Motorola
“Wavin Flag”, da JWT para Coca-Cola