Balão será “alimentado” com plástico, para chamar a atenção do público para os impactos desse material no meio ambiente; ação coordenada pelo artista plástico e ativista Thiago Cóstackz será neste domingo, 24 de fevereiro
A Air Liquide, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, participa neste domingo, 24, a partir das 10h, da intervenção artística e de conscientização ambiental que o Projeto S.O.S Terra realizará na Av. Paulista, em São Paulo (SP). Durante a ação, será inflada a obra “Oceano Plástico”, um balão em formato de baleia cachalote gigante, com cerca de sete metros de comprimento. A estrutura será “alimentada” com plástico reciclável trazido por voluntários, a fim de chamar a atenção do público para o problema do acúmulo desse material nos oceanos.
O balão “Oceano Plástico” será inflado com gás hélio fornecido pela Air Liquide, que também é a principal patrocinadora do Projeto S.O.S Terra. Coordenado pelo artista plástico e ativista ambiental Thiago Cóstackz, o Projeto comemora neste ano uma década com a jornada “Tupiland Goes to Greenland” – Expedição 2019 à Groenlândia e Amazônia.
O artista e sua equipe percorreram, em 38 dias, mais de 43 mil quilômetros, passando por regiões do Ártico, como Groelândia, Islândia e Dinamarca; e áreas da Floresta Amazônica. E o lixo mais comum encontrado durante a expedição foi o plástico, acumulado mesmo em locais de natureza vasta e intocável. Esse plástico não se desfaz na natureza e se transforma em microplástico, que é ingerido pelos peixes e, depois, pelos seres humanos. A partir dessa constatação, surgiu a inspiração para a intervenção urbana que será realizada na Av. Paulista.
O S.O.S Terra é um projeto realizado com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, por intermédio do Programa de Ação Cultural – PROAC – do Governo do Estado de São Paulo.