De um jeito simples e lúdico, crianças entre 8 e 11 anos descobrem o que é o câncer de mama e qual a importância de identificá-lo em seu estágio inicial. Este é o objetivo do Teatro Colar da Vida, peça apresentada pelo Instituto Se Toque em escolas públicas da capital paulista.
O intuito é aproveitar o potencial transformador dos pequenos para incentivar a adoção de novos hábitos de saúde dentro da família. “Ao receberem informações sobre o câncer de mama, as crianças são estimuladas a compartilhar o que aprenderam com mães, tias e avós”, afirma Alexandre Travassos, gerente-executivo do Instituto Se Toque, que trabalha na educação sobre a doença.
Em um palco improvisado nas escolas, os três atores que compõem o elenco se multiplicam em cena, manipulando bonecos, tocando instrumentos musicais e encenando diferentes personagens. O resultado é uma peça interativa e divertida, com 40 minutos de duração, que empolga a adultos e crianças.
O dramaturgo Jairo Rodrigues, que recebeu 8 prêmios no VI Festival de Teatro Amador de São Paulo, foi responsável pela criação do texto e direção da peça. “Após uma ampla pesquisa junto ao público infantil, identificamos os elementos mais significativos deste universo o e os levamos ao palco. Isso faz com que a criança participe da encenação, trazendo-a para seu mundo particular de fantasia, e facilita a comunicação e o entendimento das questões tratadas”, explica Jairo.
A peça teatro Colar da Vida estreou no final de 2010, e em 7 meses já foi assistida por mais 7 mil crianças. Ao final de cada apresentação os alunos recebem o Colar da Vida para presentear a mãe ou outra mulher da família. O Colar é um instrumento educativo, feito com imitações de pérolas que remetem simbolicamente aos nódulos do câncer de mama e suas chances de cura, que varia conforme o tamanho do tumor ao ser descoberto.
O Teatro Colar da Vida faz parte da metodologia de educação do Se Toque, que varia de acordo com o público. Há também as Oficinas de Prevenção, destinadas ao público adolescente, e palestras para educadores, agentes de saúde e comunidade em geral.
Confira a programação do Teatro para o mês de setembro:
15 de setembro, às 10h30 e às 14 h, na EMEF Gilberto Dupas (Av. Dep. Emillio Carlos, 3.641 – Vila Nova Cachoeirinha / Região Norte)
16 de setembro, às 14h, na EMEF Brig. Correia de Melo (Rua Galeandro, s/n – Jd. Eliane / Região Sul)
20 de setembro, às 17h, na EMEF Sebastião N Lima (Rua Joaquim Maria Santos, 177 – V. Rica / Região Norte)
21 de setembro, às 10h, na EMEF Aroldo de Azevedo (Rua Francisco Augusto Lopes, 233 – Limão / Região Norte)
22 de setembro, às 14h, na E.E. Milton Gonçalves (Rua João Cordeiro, 929 – Freguesia do Ó / Região Norte)
Texto, direção e músicas: Jairo Rodrigues
Cenografia : Rodrigo Barcena Mendes
Bonecos e adereços: Evelin Cristina
Figurinos: Michelli Calixto
Elenco: Jairo Rodrigues, Lidiane Rosa e Michelli Calixto
Instituto Se Toque
Fundado em outubro de 2005, o Se Toque – Instituto de Desenvolvimento Social é uma organização não governamental que atua na promoção da saúde da mulher, com foco no câncer de mama. A ONG utiliza a educação como instrumento de conscientização para mudança de hábitos de vida, por meio de informações sobre a doença e estimulando a busca pelo diagnóstico precoce. Visite o site: www.setoque.org.br