HEINZ ACENDE POLÊMICA DO KETCHUP NA PIZZA NA INTERNET

Com criação da agência Africa, SOS Heinz trouxe à tona uma das maiores discussões da gastronomia brasileira e, depois de revelação surpreendente, atendeu aos amantes da combinação com serviço de entrega via Rappi

Pode ou não pode colocar ketchup na pizza? A polêmica que divide amigos, familiares e colegas de trabalho foi levantada nos últimos dias pela ação SOS Pizza da Heinz, marca número 1 de ketchup do mundo. Para resolver de uma vez por todas a discussão, marca deu voz aos consumidores e lançou uma enquete online – em um hotsite e também no Buzzfeed – com o objetivo de entender de qual lado a maioria da população estava. O resultado foi surpreendente: mais de 60% dos consumidores se mostraram a favor da combinação.

Para fomentar o debate e democratizar o uso do ketchup, a marca contou com o reforço de influenciadores como Ceará, Gustavo Rocha, Gabbie Fadel, Clarice e Armário de Saia, que são do time que amam o condimento na pizza, e Cid Não Salvo, Bruna Louise, Tavião e Vini Dalpino, que fizeram o contraponto, acendendo a polêmica no Instagram e no Twitter. A iniciativa movimentou mais de 46 milhões de pessoas e bateu o recorde de engajamento das ações da marca no Brasil, mobilizando mais de 290 mil reações nas redes.

“Essa é uma das questões mais polêmicas em nosso universo de atuação, por isso queríamos saber a opinião de nossos consumidores de uma forma leve, irreverente e criativa, como são feitas todas as campanhas criadas para nosso ketchup, líder no mercado e conhecido por ser exclusivamente feito com apenas seis ingredientes naturais – sem conservantes e com sabor superior no mercado”, explica Thiago Rapp, gerente de marketing da Kraft Heinz.

A vitória do time que ama ketchup na pizza fez com que a marca divulgasse uma “Carta Aberta às Pizzarias” e instituísse o “Dia Nacional do Ketchup na Pizza” em 8/12. Nele, todas as casas foram convidadas a ter o ketchup Heinz à disposição caso fosse o desejo de seus clientes.

Para as que não aceitaram o convite, a marca solucionou o problema criando o SOS Heinz, um serviço de delivery de ketchup via Rappi. Por meio de mídia geolocalizada, clientes que estivessem jantando em algumas das mais tradicionais pizzarias paulistanas tiveram a possibilidade de pedir Ketchup Heinz para ser entregue no próprio estabelecimento.

“Durante essa campanha, usamos o tema para falar sobre o produto de forma autêntica. Abrimos para o consumidor e levamos em consideração a vontade desses mais de 60%. Nosso objetivo era ouvir todos e garantir que até os mais apaixonados por Heinz não ficassem desamparados na hora de comer as melhores pizzas da cidade com o melhor ketchup do mundo”, comentam Marilu Rodrigues e Paulo Medeiros “Feijão", diretores de criação da agência Africa.

“A Heinz é uma marca líder de categoria e, por isso, temos propriedade e respaldo para dar luz a essa questão. Para nós, o amor ao ketchup está acima de todos esses pontos porque toda comida com o condimento fica mais gostosa”, complementa o executivo da Heinz.

Assinado também pela agência Africa, um filme sobre a ação foi divulgado hoje nas redes sociais de Heinz.Confira: https://youtu.be/zoGcpbECu6U.

FICHA TÉCNICA

Título: Ketchup na Pizza

Agência: Africa

Anunciante: Heinz Brasil S.A.

Produto: Ketchup

Duração: 27/11 – 08/12

CCO: Sergio Gordilho

ECD: Otávio Schiavon

Diretor de Criação: Alvin Shiguefuzi / Paulo Medeiros Carvalho/ Marilu Rodrigues

Redação: Diego Ferrite

Direção de Arte: Caio Gandolfi

Atendimento: Paula Coelho / Mariana Ferreira / Gabriel Naccarato

Mídia: Luiz Fernando Vieira /Caroline Tanzillo / Bruno Simões / Juliana Saad / Bianca Navega

Planejamento: Rodrigo Maroni / Fernanda Valéria / Daniela Ferrari / Marília Ramos

Pulse: Carol Santos / Jose Carlos Ferreira Junior / Gustavo Muneratto Fabiano

Aprovação/cliente: Isabella Rizzo / Thiago Rapp / Zeina Bakri