Natura Tododia questiona rótulos em mulheres e propõe movimento #SouMaisQueUmRótulo

Cleo Pires, Iza, Kyra Gracie, Alexandra Gurgel e mais 14 mulheres despertaram curiosidade em teaser veiculado na TV Globo durante o fim de semana; Ação fez parte da campanha de Tododia, que lança inovadora tecnologia prebiótica nos hidratantes da linha

Natura Tododia acaba de lançar sua campanha para chamar atenção sobre um hábito ainda comum na sociedade: rotular pessoas. Na maioria das vezes, as mulheres são o principal alvo desse comportamento. A nova comunicação – lançada entre os dias 24 e 25 agosto na TV Globo – trouxe personalidades como Cleo Pires, Iza e Kyra Gracie para falar sobre o tema.

“Natura Tododia acredita que todo corpo é único. Por isso, temos abordado essa discussão sobre a aceitação de si mesmo pela autoestima. Queremos romper com rótulos e deixar a vida mais leve”, afirma Claudia Pinheiro, diretora de marketing de Cuidados Pessoais da Natura.

Sob o mote #SouMaisQueUmRótulo a campanha, criada pela agência Africa, chama a atenção para mulheres que são rotuladas a todo instante e de diferentes maneiras – algumas pela idade, personalidade, aparência ou atitude. A produção do primeiro filme é da YOURMAMA, com direção da dupla FIGAS. Confira: https://youtu.be/iIAP9ZUM8yg.

A Natura iniciou a conversa com consumidores instigando telespectadores com uma série de inserções curtas na TV Globo ao longo do último final de semana. O conteúdo teve participação de personalidades femininas fortes como Cleo Pires, Iza, Kyra Gracie, Alexandra Gurgel e outras 14 mulheres. Essa curiosidade ajudou a convocar o público para a revelação do filme durante o intervalo do Fantástico. Adjetivos como "inconstante", "durona", "agressiva", "dramática", "exagerada" e "sensível" são alguns dos expostos nas peças.

"De tão automático o comportamento, não percebemos o quanto rotular nos faz mal e nos limita", comenta Sophie Schonburg, diretora executiva de criação da Africa. "Com essa campanha, queremos falar sobre o assunto, estimular a reflexão e mostrar que podemos desafiar os rótulos que nos dão", complementa.

O movimento #SouMaisQueUmRótulo faz parte da nova etapa de divulgação da marca, seguindo o conceito “Você não é uma só. Nem a sua pele”. A iniciativa ajuda a explicar sobre a nova fórmula de todos os hidratantes da linha, que possui uma combinação única de prebióticos, manteiga de cacau e óleo de linhaça. A Diretora de Cuidados Pessoais da Natura explica que o produto se adapta às necessidades de cada pele, chegando às camadas mais profundas e promovendo uma hidratação inteligente, que equilibra a flora da pele a partir de seus próprios mecanismos naturais. Trata-se de uma inovação que auxilia a pele a se adaptar sozinha às próprias mudanças. “Nós mudamos o tempo todo, não somos uma coisa só. A nossa pele reage a todas as mudanças. Não é sempre seca, normal ou oleosa”, complementa Claudia Pinheiro.

Para falar sobre a tecnologia do produto, foi lançado um segundo filme ontem (27), também criado pela Africa, produzido pela YOURMAMA e dirigido por Cassu. Confira: https://youtu.be/WUyJ5Oc3pLM

A comunicação contou também com a participação de consultoria especialista em linguagem e comunicação voltada para a transformação positiva feminina. Em parceria com a Natura e Africa, a organização ajudou na curadoria de mulheres históricas representadas em foto-retratos pelas porta-vozes da campanha, todas clicadas por Luisa Dörr, primeira fotógrafa brasileira da revista Times, destacada por tirar fotos com iPhone. As fotos já podem ser vistas no Instagram de influenciadoras como Iza, Kyra Gracie, Alexandra Gurgel e Rafa Brites.

Confira os filmes: https://youtu.be/iIAP9ZUM8yg / https://youtu.be/WUyJ5Oc3pLM

FICHA TÉCNICA – #SouMaisQueUmRotulo

Título: #SouMaisQueUmRotulo

Agência: Africa

Anunciante: Natura

Produto: Tododia Poema

CCO: Sergio Gordilho

Diretora Executiva de Criação: Sophie Schonburg

Direção de Criação: Carolina Velloso / Edson Rosa

Criação: Raynier Santos / Juliana Martins /Maria Clara Cardão / Nayara Lima / Ana Carolina Reis

Assistente de Arte: Breno Chiavelli / Ricardo Montes

Assistente Redação: Ayslan Monteiro

Atendimento: Verônica Gordilho Araújo / Maria Eduarda Navarro, /Vitória Medauar / Bárbara Gamberini

Mídia: Francisco Custódio / Luciana Prado Nagato / Juliana Mol / Lais Folsta / Maria Fernanda Núncio / Henrique Koller / Gabriel Codina

Planejamento: Gisele Sakamoto / Priscila Meldonian / Rhiana Monteiro

Pulse: Ana Carolina Santos / José Ferreira / Caroline Ferraz / Nathaly Rebechi

Insights – Pesquisa e Inovação Criativa: Eduardo Berardinelli / Asaph Luccas / Marina Salles / João Pacca / Lídia Thays

Produção agência: Rodrigo Ferrari / Tais Olhiara / Karen Nakamura / Eduardo Machado

Produtora: YOURMAMA

Diretor: FIGAS

Produção Executiva: Mayra Faour Auad, André Pinho e Fernando Carvalho

Coordenação: João da Terra / Beatriz Morgado

Atendimento: Patrícia Caldas / Manoella Coelho da Fonseca / Roberta Noc

Assistente de Direção: Olivia Rodrigues Alves

Diretor de Fotografia: Fernando Bertoluci

Diretor de Arte: Marilia Franco

Diretor de Produção: Latino Melo

Figurinista: Nina Guimaraes

Produtor de Elenco: Silvia Ariza

Maquiadora: Fernando Andrade

Pesquisa: Yuri Gurilinha

Coordenação de Pós-Produção: Vivi Torre

Atendimento de Pós-Produção: Malaika Cipriano

Montador: André Esposito e Filipe Rodriguez

Produtora de Pós-Produção: The End Post

Finalização: Cris Arbex

Color Grading: Cassi Umetsu

Produtora de Som: Antfood

Atendimento: Renato Castro e Christiane Rachel

Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo

Aprovação/cliente: Andrea Alvares / Claudia Pinheiro / Liliane Lima / Fabiana Andreoli / Lara Mereu/ Renato Winning