Natura Tododia questiona rótulos em mulheres e propõe movimento #SouMaisQueUmRótulo
Cleo Pires, Iza, Kyra Gracie, Alexandra Gurgel e mais 14 mulheres despertaram curiosidade em teaser veiculado na TV Globo durante o fim de semana; Ação fez parte da campanha de Tododia, que lança inovadora tecnologia prebiótica nos hidratantes da linha
Natura Tododia acaba de lançar sua campanha para chamar atenção sobre um hábito ainda comum na sociedade: rotular pessoas. Na maioria das vezes, as mulheres são o principal alvo desse comportamento. A nova comunicação – lançada entre os dias 24 e 25 agosto na TV Globo – trouxe personalidades como Cleo Pires, Iza e Kyra Gracie para falar sobre o tema.
“Natura Tododia acredita que todo corpo é único. Por isso, temos abordado essa discussão sobre a aceitação de si mesmo pela autoestima. Queremos romper com rótulos e deixar a vida mais leve”, afirma Claudia Pinheiro, diretora de marketing de Cuidados Pessoais da Natura.
Sob o mote #SouMaisQueUmRótulo a campanha, criada pela agência Africa, chama a atenção para mulheres que são rotuladas a todo instante e de diferentes maneiras – algumas pela idade, personalidade, aparência ou atitude. A produção do primeiro filme é da YOURMAMA, com direção da dupla FIGAS. Confira: https://youtu.be/iIAP9ZUM8yg.
A Natura iniciou a conversa com consumidores instigando telespectadores com uma série de inserções curtas na TV Globo ao longo do último final de semana. O conteúdo teve participação de personalidades femininas fortes como Cleo Pires, Iza, Kyra Gracie, Alexandra Gurgel e outras 14 mulheres. Essa curiosidade ajudou a convocar o público para a revelação do filme durante o intervalo do Fantástico. Adjetivos como "inconstante", "durona", "agressiva", "dramática", "exagerada" e "sensível" são alguns dos expostos nas peças.
"De tão automático o comportamento, não percebemos o quanto rotular nos faz mal e nos limita", comenta Sophie Schonburg, diretora executiva de criação da Africa. "Com essa campanha, queremos falar sobre o assunto, estimular a reflexão e mostrar que podemos desafiar os rótulos que nos dão", complementa.
O movimento #SouMaisQueUmRótulo faz parte da nova etapa de divulgação da marca, seguindo o conceito “Você não é uma só. Nem a sua pele”. A iniciativa ajuda a explicar sobre a nova fórmula de todos os hidratantes da linha, que possui uma combinação única de prebióticos, manteiga de cacau e óleo de linhaça. A Diretora de Cuidados Pessoais da Natura explica que o produto se adapta às necessidades de cada pele, chegando às camadas mais profundas e promovendo uma hidratação inteligente, que equilibra a flora da pele a partir de seus próprios mecanismos naturais. Trata-se de uma inovação que auxilia a pele a se adaptar sozinha às próprias mudanças. “Nós mudamos o tempo todo, não somos uma coisa só. A nossa pele reage a todas as mudanças. Não é sempre seca, normal ou oleosa”, complementa Claudia Pinheiro.
Para falar sobre a tecnologia do produto, foi lançado um segundo filme ontem (27), também criado pela Africa, produzido pela YOURMAMA e dirigido por Cassu. Confira: https://youtu.be/WUyJ5Oc3pLM
A comunicação contou também com a participação de consultoria especialista em linguagem e comunicação voltada para a transformação positiva feminina. Em parceria com a Natura e Africa, a organização ajudou na curadoria de mulheres históricas representadas em foto-retratos pelas porta-vozes da campanha, todas clicadas por Luisa Dörr, primeira fotógrafa brasileira da revista Times, destacada por tirar fotos com iPhone. As fotos já podem ser vistas no Instagram de influenciadoras como Iza, Kyra Gracie, Alexandra Gurgel e Rafa Brites.
Confira os filmes: https://youtu.be/iIAP9ZUM8yg / https://youtu.be/WUyJ5Oc3pLM
FICHA TÉCNICA – #SouMaisQueUmRotulo
Título: #SouMaisQueUmRotulo
Agência: Africa
Anunciante: Natura
Produto: Tododia Poema
CCO: Sergio Gordilho
Diretora Executiva de Criação: Sophie Schonburg
Direção de Criação: Carolina Velloso / Edson Rosa
Criação: Raynier Santos / Juliana Martins /Maria Clara Cardão / Nayara Lima / Ana Carolina Reis
Assistente de Arte: Breno Chiavelli / Ricardo Montes
Assistente Redação: Ayslan Monteiro
Atendimento: Verônica Gordilho Araújo / Maria Eduarda Navarro, /Vitória Medauar / Bárbara Gamberini
Mídia: Francisco Custódio / Luciana Prado Nagato / Juliana Mol / Lais Folsta / Maria Fernanda Núncio / Henrique Koller / Gabriel Codina
Planejamento: Gisele Sakamoto / Priscila Meldonian / Rhiana Monteiro
Pulse: Ana Carolina Santos / José Ferreira / Caroline Ferraz / Nathaly Rebechi
Insights – Pesquisa e Inovação Criativa: Eduardo Berardinelli / Asaph Luccas / Marina Salles / João Pacca / Lídia Thays
Produção agência: Rodrigo Ferrari / Tais Olhiara / Karen Nakamura / Eduardo Machado
Produtora: YOURMAMA
Diretor: FIGAS
Produção Executiva: Mayra Faour Auad, André Pinho e Fernando Carvalho
Coordenação: João da Terra / Beatriz Morgado
Atendimento: Patrícia Caldas / Manoella Coelho da Fonseca / Roberta Noc
Assistente de Direção: Olivia Rodrigues Alves
Diretor de Fotografia: Fernando Bertoluci
Diretor de Arte: Marilia Franco
Diretor de Produção: Latino Melo
Figurinista: Nina Guimaraes
Produtor de Elenco: Silvia Ariza
Maquiadora: Fernando Andrade
Pesquisa: Yuri Gurilinha
Coordenação de Pós-Produção: Vivi Torre
Atendimento de Pós-Produção: Malaika Cipriano
Montador: André Esposito e Filipe Rodriguez
Produtora de Pós-Produção: The End Post
Finalização: Cris Arbex
Color Grading: Cassi Umetsu
Produtora de Som: Antfood
Atendimento: Renato Castro e Christiane Rachel
Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo
Aprovação/cliente: Andrea Alvares / Claudia Pinheiro / Liliane Lima / Fabiana Andreoli / Lara Mereu/ Renato Winning