Além de preservar o meio ambiente, as “cruzetas poliméricas” duram até 15 anos, o dobro dos equipamentos convencionais

Como parte das ações de manutenção da AES Eletropaulo, a distribuidora está iniciando o programa de substituição de cruzetas de madeira para equipamentos poliméricos, que são 100% recicláveis e mais resistentes: duram até 15 anos, o dobro das convencionais. Ao todo, serão 65 mil. Em 2011, serão instaladas 6 mil unidades e a previsão, para 2012 é de 28 mil unidades nos 24 municípios em que atua.

As cruzetas ficam na parte superior dos postes e servem de suporte aos cabos de energia. O novo sistema utiliza polietileno de alta densidade (PEAD). As cruzetas poliméricas também facilitam o manuseio dos eletricistas porque são 10% mais leves, não absorvem água e não produzem farpas. Além disso, o nível de isolação do novo material é maior, contribuindo para a redução das interrupções de energia.

“Em média são substituídas 28 mil cruzetas por ano. Com esse novo material, além de preservar o meio ambiente, minimizamos a substituição de cruzetas promovendo maior eficiência na continuidade do fornecimento de energia elétrica”, aponta Anderson Oliveira, diretor de Planejamento e Engenharia da AES Eletropaulo.

Neste ano, a AES Eletropaulo está investindo mais de R$ 740 milhões em manutenção, expansão e modernização da rede de distribuição da concessionária.