Ferramenta permite que quem já é doador convide seus contatos pessoais para conhecer e apoiar o trabalho da organização
De doadores a ativistas. É isso que a ActionAid, organização internacional de combate à pobreza presente em 45 países, propõe a seus apoiadores no Brasil, por meio do aplicativo de celular que leva seu nome e está disponível para download a partir desta sexta-feira (12.08). O app está disponível para Android e IOS. Desenvolvido pela startup Volunti.org, a ferramenta permite aos doadores da organização mobilizarem seus contatos de agenda, redes sociais e e-mail para apoiarem a ActionAid em suas campanhas e projetos.
O app, o primeiro do país baseado na estratégia peer-to-peer (P2P), reúne um conjunto de ferramentas integradas baseadas em cloud, para criar campanhas utilizando a força do engajamento mobile dos usuários. Além disso, garante a doação direta de forma rápida e segura, o acesso e compartilhamento de notícias e publicações elaboradas pela ActionAid, a distribuição de informações sobre voluntariados e a criação de campanhas específicas e coletivas de doação. Há a opção de realizar doações únicas. Todos os contatos e transações são armazenados de forma segura e respeitando as políticas de privacidade dos usuários.
Hoje, a ActionAid conta com o apoio de 24 mil doadores brasileiros. A principal forma de apoio ao trabalho da organização é o apadrinhamento, no valor mínimo de R$ 52 por mês. Quando uma pessoa apadrinha uma criança pela ActionAid, o dinheiro que ela doa mensalmente vai para o projeto realizado na comunidade onde a criança vive, beneficiando, assim, um conjunto de indivíduos e não apenas uma família. E ela se corresponde com a criança por meio de cartas, numa comunicação totalmente mediada pela organização.
Há também a opção de apoiar a organização sem estabelecer vínculo com uma comunidade específica, o que permite à ActionAid utilizar a doação nas localidades com mais necessidade e em sua campanhas. Neste caso, o valor mensal é de R$ 35. O aplicativo desenvolvido pela Volunti viabilizará os dois tipos de doação.
“O uso da internet, além de aumentar o alcance das nossas mensagens e criar novas redes, também dá a possibilidade de que nossos doadores possam se transformar em verdadeiros defensores de causa. E, quando pensamos que, hoje, a grande maioria está conectada o tempo todo pelo celular, é como se cada um tivesse nas mãos um megafone para espalhar a missão da nossa organização, a causa pela qual se apaixonou, apoia e acredita”, afirma a gestora de captação de recursos da ActionAid Brasil, Kátia Gama, que completa:
“Mais do que acompanhar nossas ações e resultados, nós queremos que, com esse aplicativo, nossos doadores possam divulgar nosso trabalho e incentivar todos os seus contatos, amigos e familiares a serem protagonistas nas mudanças de vida de milhares de pessoas que precisam da nossa ajuda”.
O CEO da Volunti.org, Nelson de Moura, reforça que o diferencial da plataforma é a aposta na credibilidade que uma indicação pessoal tem quando o assunto é doação e engajamento:
"Acreditamos no relacionamento um-a-um (P2P) entre as pessoas em torno de uma mesma causa, pois é diferente quando um contato ou alguém de confiança lhe convida para apoiar uma iniciativa que você ainda não conhece. A plataforma criada pela Volunti vai permitir que a organização se utilize da poderosa estratégia peer-to-peer (P2P)para impulsionar suas causas", diz Nelson de Moura, CEO da Volunti.org.