A campanha – que conta com 18 artistas, entre eles três brasileiros – terá mídia impressa, ações nas mídias digitais e filme que começa a ser veiculado hoje nas TVs aberta, fato inédito da marca no Brasil. É o maior investimento em mídia na história de ABSOLUT no País

ABSOLUT sempre desafiou convenções através de colaborações criativas com artistas como Andy Warhol, Keith Haring, Damien Hirst e, mais recentemente com o diretor Spike Jonze, do aclamado curta “I’m Here”. BLANK é um novo capítulo na história de ousadias da vodka sueca dentro do excepcional mundo das artes.

ABSOLUT acredita que os grandes processos criativos e artísticos surgem a partir de uma tela ou papel em branco e dela criam-se obras extraordinárias. O filme que começa a ser veiculado hoje segue essa crença tendo o mote da nova campanha como ponto central: “All Starts With an ABSOLUT BLANK”.

Com isso a vodka quer incentivar as pessoas a acreditar em si mesmas e iniciar seus processos criativos sem perceber.

O filme ABSOLUT BLANK foi produzido por ABSOLUT em colaboração com a TBWA \ Chiat \ Day, New York. Pela primeira vez na história da marca no Brasil os comerciais serão veiculados na TV aberta. Os filmes também poderão ser vistos na TV por assinatura, que é um meio de vital importância para ABSOLUT.

“Queremos inspirar e contribuir para um movimento global de criação. ABSOLUT se coloca na posição de catalisadora dessa ação. Em última análise, queremos tornar o mundo mais vibrante, criativo e excepcional”, diz Rafael Souza, gerente de grupo de bebidas premium da Pernod Ricard Brasil.

Para a campanha BLANK, ABSOLUT transformou a silhueta de sua icônica garrafa em uma tela em branco para inspirar os artistas a preenchê-la com criatividade. Foram reunidos 18 colaboradores de várias partes do mundo e de diferentes disciplinas como desenho, pintura, escultura, impressão, cinema e arte digital.

“É emocionante fazer parte de uma campanha tão grande. A ideia abre um novo leque de intervenção com o produto, transformando a peça mais emblemática da marca em uma tela cheia de criatividade”, diz o artista brasileiro Adhemas Batista.

“Participar juntamente com outros 17 artistas bastante conhecidos foi uma grande experiência. A curadoria escolheu pessoas de estilos muito diferentes, cada um com sua própria abordagem, mas todos com resultados fantásticos”, comenta Fernando Chamarelli.

Jornais, revistas e Facebook
A jornada criativa de cada um, da tela em branco até obras de artes, foi acompanhada e documentada por ABSOLUT. As telas vão estampar anúncios de revista, jornal e serão usadas em ações online, com destaque para o Facebook. Na página brasileira da rede social haverá um aplicativo onde a pessoa pode criar insigths de arte na garrafa de ABSOLUT a partir das fotos de seus amigos.

Entre as obras criadas para BLANK estão trabalhos feitos com alta intensidade de UVA, instalações, as ilustrações ousadas de Dave Kinsey, o design colorido e brincalhão da dupla Aesthetic Apparatus e o trabalho detalhado do duo Good Wives and Warriors. Três brasileiros estão nesse pacote de alta potência criativa: Adhemas Batista, Eduardo Recife e Fernando Chamarelli.

A lista completa dos artistas participantes é: Adhemas Batista, Aestethic Apparatus, Brett Amory, Dave Kinsey, David Bray, Eduardo Recife, Fernando Chamarelli, Good Wives & Warriors, Jeremy Fish, Ludovica Gioscia, Marcus Jansen, Mario Wagner, Morning Breath, Robert Mars e Sam Flores.

Ainda dentro do conceito BLANK, ABSOLUT está patrocinando o ®NOVA Cultura Contemporânea, um festival de arte contemporânea multidimensional, colaborativo e em progresso, que acontece na Cinemateca Brasileira, até o dia 29 de outubro. Abrangendo cores, luzes, projeções, música, cenários e cinema, o evento será dividido em 3 partes: exibição de cinema contemporâneo, espaço ABSOLUT BLANK (uma área de 120 m2, onde um artista criará, ao vivo, junto com o público, uma obra de arte) e instalações cinematográficas. A marca ainda patrocinará a festa BYOB SP, que é uma noite de vídeo arte onde artistas convidados – pelas redes sociais – trarão seus próprios projetores e mostrarão suas criações.

Mais informações por meio do Facebook (ABSOLUT Vodka Brasil) e Twitter (@ABSOLUTbr) da marca ou no site www.absolutdrinks.com.br.

Sobre ABSOLUT
ABSOLUT é uma vodka premium número 1 do mundo com aproximadamente 11 milhões de caixas de 9 litros vendidas em 2007 e é uma marca-ícone cuja influência vai além do universo de vinhos e destilados. Teve origem em 1879 na cidade de Ahus, Suécia, pelo visionário Lars Olsson Smith, que trabalhava na busca pelo produto excepcional desde os catorze anos. Ele inventou o processo de destilação contínua, ainda hoje utilizado pela marca por seu caráter único, que garante a pureza e a qualidade à bebida. ABSOLUT possui como principal diferencial a fonte única de produção (desde seus ingredientes a seus fornecedores), o que garante controle de qualidade excelente no produto. Adquirida pela Pernod Ricard em 2008, a vodka possui em seu portfólio no Brasil as marcas ABSOLUT VODKA, PEARS, PEPPAR, CITRON, VANILIA, APEACH, MANGO, RUBY RED, BERRI AÇAÍ e ABSOLUT 100