A Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos) e a Artefatos (Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Papel, Papelão, Cortiça e Embalagens Especiais ou Personalizadas) são as duas mais novas entidades a aderir oficialmente à Campanha de Valorização do Papel e da Comunicação Impressa. Agora, são 23 entidades nacionais de apoio à campanha, além da FIESP, incluindo dos diversos segmentos da indústria gráfica (embalagem, formulários, etiquetas etc.), e dos setores de celulose e papel, livros, revistas, máquinas e insumos, além das áreas de publicidade, propaganda e marketing.
A Abrinq, fundada em 1985, é uma entidade de classe de representação oficial da indústria e do setor de brinquedos, com mais de 95% de sua base afiliada da associação. Segundo levantamento da Abrinq, a indústria brasileira de brinquedos faturou R$ 3,1 bilhões em 2010, um avanço de 11% sobre o exercício anterior. A meta para este ano, com investimento de R$ 200 milhões em lançamentos de produtos e modernização das fábricas, é crescer mais 15%.
A Campanha de Valorização do Papel e da Comunicação Impressa, lançada em junho do ano passado, visa informar corretamente à opinião pública sobre os conceitos corretos da produção de papel destinados à impressão. O objetivo da campanha é esclarecer que o uso de papel para impressão não provoca devastação ambiental no Brasil. Isto porque, no País, a produção da celulose e do papel é originária de florestas plantadas, cuja produção utiliza avançada tecnologia de manejo e segue rigorosos padrões ambientais.
A iniciativa, liderada pela Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), tem agora apoio oficial das seguintes entidades: ABAP, ABIEA, ABEMD, ABIGRAF, ABIMAQ, ABITIM, ABPO, ABRAFORM, ABRELIVROS, ABRINQ, ABRO, ABTCP, ABTG, AFEIGRAF, ANATEC, ANAVE, ANDIPA, ANER, ANL, ARTEFATOS, BRACELPA, CBL, FIESP e SBS.
O site www.imprimiredarvida.org.br oferece todos os esclarecimentos sobre a Campanha.