Onze salas de cinema de São Paulo exibirão vídeo-manifesto sobre doença que atinge 31 milhões de pessoas somente no Brasil¹ e cerca de 12% da população mundial.²
Nas próximas semanas, quem for aos cinemas para assistir Toy Story 4, Homens de Preto, Homem-Aranha, Alladin e outros sucessos de bilheteria, irá se deparar com um trailer inusitado de uma temida vilã: a Enxaqueca.
A campanha Mais Um Dia Sem Enxaqueca deu voz à doença, a sexta mais incapacitante segundo a OMS, e a retratou em um vídeo-manifesto, captando o sentimento de mais de 31 milhões de brasileiros que sofrem da doença. A ação é patrocinada pela Novartis e criada pela agência Playfirst.
O vídeo traz a atenção para os impactos pessoais e sociais que a doença causa na vida dos pacientes e revela também o preconceito que ronda o assunto – já que uma parte da população ainda minimiza a seriedade da enxaqueca e a gravidade das crises.
De acordo com Vinicius Vasconcelos, diretor de Marketing de Neurologia e Oftalmologia da Novartis, “o vídeo e a campanha buscam dar voz aos pacientes e também levantam a importância do apoio ao paciente. Muitas pessoas ainda acreditam que a enxaqueca é apenas uma dor de cabeça mais forte, mas é muito mais que isso, é uma doença crônica do cérebro”.
O vídeo pode ser visto nos trailers de onze salas de cinema de São Paulo, das Redes Cinemark, Centerplex, Cinépolis e Moviecom, de 13 de junho a 04 de julho, aos finais de semana. Os cinemas que irão exibir o vídeo antes dos trailers e filmes em cartaz são os dos shoppings Market Place, Shopping Diadema, Aricanduva, Interlagos, Raposo Shopping, Shopping D, Shopping Tatuapé, SP Market, Tietê Plaza Shopping, Mais Shopping e Boavista Shopping.
“Esta ação resgata a importância do bem-estar físico-emocional para os relacionamentos humanos. Afinal, as interações com os diferentes grupos de convívio são diretamente impactados pela recorrência das crises de enxaqueca.”, afirma Thiago Giglio, diretor da Playfirst, agência focada em projetos de Felicidade e Bem-estar, responsável pela criação, produção e divulgação da campanha.
Embora a enxaqueca não tenha cura, seus sinais e sintomas³ podem ser conhecidos e controlados por meio da adoção de um ritmo de vida saudável e de alguns hábitos importantes como respeitar os horários de descanso, manter um programa regular de exercícios físicos e principalmente uma alimentação balanceada. Além de um diagnóstico correto.4
Para quem não estiver em São Paulo, é possível conferir o ‘Manifesto da Enxaqueca’ nas mídias sociais da campanha Mais Um Dia Sem Enxaqueca. Acesse o site e as redes sociais da campanha no caminho www.maisumdiasemenxaqueca.com.br e nos perfis no Facebook, Instagram e Youtube (/maisumdiasemenxaqueca).
Referências:
- Estudo mostra o impacto da enxaqueca no rendimento do funcionário. Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/estudo-mostra-o-impacto-da-enxaqueca-no-rendimento-no-funcionario/ Acesso em abril de 2019.
2. Migraine Research Foundation. Migraine facts. Disponível em: https://migraineresearchfoundation.org/about-migraine/migraine-facts Acesso em abril 2019.
3. Sinais e sintomas da enxaqueca. Disponível em: https://www.saude.novartis.com.br/enxaqueca/sinais-e-sintomas-da-enxaqueca/ Acesso em abril de 2019.
4. Diagnóstico da Enxaqueca. Disponível em:
https://www.saude.novartis.com.br/enxaqueca/diagnostico-da-enxaqueca/ Acesso em abril de 2019.