Na websérie que retrata as situações vividas pelos jovens em sociedade, “a primeira vez que bebi”; “já dei PT (Perda Total) ” e ressaca moral são os temas procurados por 64% da audiência

A web série #semexcesso, produzida pela plataforma semexcesso.com.brjá começa a apresentar as preferências dos jovens quando o tema é consumo de bebidas alcoólicas. A produção já está em seu sexto episódio, de um total de 10 e abre espaço para que jovens discutam e entendam mais sobre as relações estabelecidas pela primeira vez em suas vidas, dentre elas o consumo de bebidas. Produzidos numa linguagem jovem, própria da internet, os vídeos contam com a participação do Dr. Maurício de Souza, médico hebiatra, especialista em jovens, que se encarrega de esclarecer dúvidas e mitos relacionados a esse período.

Os seis episódios que já estão já registraram mais de 500 mil visualizações. Deste universo, 64% da audiência está concentrada nos temas “a primeira vez que bebi” (27%), “ressaca moral” (19%) e “já dei PT – perda total” (18%).

“Na medicina, consideramos que o corpo só está preparado para consumir bebida depois dos 18 anos de idade, por isso a lei coloca esta data como limite, é a maturidade do corpo para metabolizar a bebida alcoólica. Beber antes desta idade traz consequências importantes”, alerta do médico hebiatra (especialista em adolescentes) Dr. Maurício de Souza.

Para a Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE – o interesse despertado principalmente por esses temas revela um avanço na busca dos jovens por uma atitude mais consciente. “Foram muitas conquistas em cinco anos de Sem Excesso, que cada vez mais se consolida como espaço para conscientização de jovens e adultos sobre o consumo inteligente de bebidas alcoólicas. Sabemos que a presença em canais e formatos adequados ao público jovem é de extrema relevância para orientar e esclarecer sobre a temática”, explica o presidente da ABRABE José Augusto Rodrigues da Silva. “A ideia da web série é dar voz aos jovens e entender melhor suas dúvidas e anseios, bem como fortalecer o trabalho de oferecer cada vez mais novos conteúdos por meio da plataforma Sem Excesso”, conclui.

Para Dr. Maurício, a adolescência é uma fase de muitas dúvidas e requer atenção. “Do ponto de vista biológico, nenhuma outra etapa da vida é marcada por tantas mudanças rápidas como a adolescência, além de ser um período em que o jovem se sente mais confortável em tirar dúvidas sobre diversos temas. Falar sobre essas questões usando os mesmos canais e a mesma forma de expressão do jovem é fundamental”, enfatiza o médico especialista em jovens.

A web série trará novos temas até o final do ano e a expectativa é ter um mapeamento dos assuntos que mais interessam os jovens para que novas conversas sejam promovidas ao longo de 2017.

Com apresentação da vlogger Lully de Verdade e trilha sonora de MC Diel, a série conta com 10 episódios gravados nas regiões do Jardim Ângela, Higienópolis, Vila Madalena e Centro de São Paulo (SP).

A linguagem adotada pela web série acompanha o estilo com o qual os jovens estão acostumados, como se fosse uma conversa em grupo, típica de redes sociais, em que participam também os pais e um especialista no assunto. A diretora da web série, Patrícia Travassos, explica: “os jovens vivem para compartilhar suas experiências em redes sociais como Snapchat e WhatsApp. Eles são dinâmicos e diretos para falar de qualquer assunto. Acredito que o resultado seja um conteúdo leve e atraente, mas ao mesmo tempo esclarecedor. Até porque escolhemos os temas dos episódios de acordo com as principais questões levantadas pelo nosso público-alvo”.

A cada quinta-feira, um novo episódio será apresentado tanto no Youtube quanto nos canais oficiais do Sem Excesso como o portal www.semexcesso.com.br, Facebook (@SemExcesso) e Twitter (@sem_excesso). A primeira vez; por que beber?; o jovem que dá PT (perda total); ressaca moral; a pressão da turma; os efeitos no organismo; consumo junto com os pais; a hora de parar; bebida e direção e o que vem primeiro: a primeira transa, o primeiro beijo ou o primeiro copo? Esses temas estarão em cada um dos episódios da série, com cerca de quatro minutos de duração.

Acompanhe a série: #semexcesso

Ficha Técnica

Direção e roteiro: Patricia Travassos

Assistência de direção e montagem: Denise Vieira Pinto

Assistência de roteiro: Francisco Quintanilha

Designer gráfico: Rodolfo Nakakubo

Trilha sonora original: Mc Diel

Trilha musical: Imput Som

Produção: ProsaPress e MSLGROUP Andreoli

Realização: Sem Excesso – uma iniciativa da ABRABE – Associação Brasileira de Bebidas