TAM Linhas Aéreas Para divulgar a nova estratégia da TAM Linhas Aéreas, a agência Young & Rubicam desenvolveu o conceito “Você vai e vai de TAM”, o qual reforça que a companhia é acessível a todo mundo.  A cantora Ivete Sangalo é a estrela da campanha publicitária, que estréia a partir desse domingo (8), no programa Fantástico, da Rede Globo.

Em paralelo à flexibilização da comunicação, a TAM ampliou os canais de distribuição e meios de pagamento, montando estandes de venda em locais de grande concentração do público que pretende atingir – como nas lojas da Casas Bahia.  De acordo com Manoela Amaro, diretora de marketing da TAM, o conceito “Você vai e vai de TAM” traduz com muita eficiência esse novo momento da companhia aérea. “Em pesquisas, constatamos que a classe emergente acredita que viajar de TAM não é para ela. Por isso, não olha nossos preços para, pelo menos, tentar comprar uma passagem. Uma das missões da agência era justamente desmitificar essa imagem e a Ivete, com certeza, nos ajudará a mostrar que a TAM é para todos”, explica.

A nova campanha traz a assinatura “Você vai e vai de TAM”, avalizada pelo statement da marca: Paixão por voar e Servir, atestando a essência de qualidade  da marca, e contempla 12 filmes com veiculação em emissoras de TV aberta e fechada, merchandising, anúncios impressos – jornais e revistas-, publieditoriais, mídia online e material de ponto-de-venda. Com o objetivo de fazer com que cada vez mais pessoas optem pelo avião, nos filmes e nas peças de mídia impressa, são comparados preços e condições de pagamento de viagens pela TAM com passagens de ônibus.

No comercial “Primeiro Voo”, por exemplo, Ivete apresenta a história da Dona Dirce, uma senhora que nunca andou de avião, mas que agora vai realizar o sonho porque o filho fez as contas e viu que dá para pagar a passagem da companhia aérea. Em “Ônibus”, Ivete pergunta: “Visitar a família, praia com o maridão, feriadão, vai de busão?”. A resposta é não.  Os comerciais são sempre musicados. “Em vez de contar, optamos por cantar histórias”, explica Marco Versolato, VP de criação da Y&R.

A Y&R também assina a identidade visual dos novos estandes de venda, os quais serão distribuídos em pontos estratégicos como algumas das lojas da rede Casas Bahia. Para garantir a consistência da comunicação, foi desenvolvido um hot site com um layout mais didático e de fácil navegação. Nele, também será disponibilizado a Cartilha do Viajante – com dicas práticas para os clientes de primeiro vôo ou passageiros pouco acostumados a voar.

Segundo Manoela, a TAM resolveu atuar em três pontos principais a fim de alcançar as classes emergentes: cultura (divulgando que é possível viajar de avião), acesso (com mais pontos de venda espalhados pelo País) e financiamento. “Neste momento, estamos reforçando os dois primeiros pontos. Em relação ao último, já havia anunciado o parcelamento de passagens em até 48 vezes com o Banco Itaú e o Banco do Brasil e o financiamento de pacotes turísticos, em até 24 vezes, com Caixa Econômica Federal.”

A companhia aérea recorreu às pesquisas realizadas pelo instituto Data Popular para lançar o novo posicionamento. A nova classe média representa hoje 40% da população brasileira. Em 2009, nos voos da TAM foi responsável pela ocupação de 6% dos voos – ante os 2% de 2006. Também no ano passado, em cada dez passageiros, um viajou pela primeira vez de avião.

A campanha tem direção de criação de Alexandre Vilela e Felipe Gall, que também assinam a direção de criação com Marco Versolato.  A direção de cena é de Kitty Bertazzi, com produção da 02 Filmes.

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