Patrocinadora oficial da escola de samba Unidos da Porto da Pedra, que neste ano apresenta o enredo “Da seiva materna ao equilíbrio da vida”, sobre a história do iogurte, a Danone vai viabilizar o primeiro desfile de carnaval virtual do mundo em 2012, na Sapucaí.

Assinada pela agência Wunderman, a ação digital usará como plataforma a página da escola no Facebook (www.facebook.com/portodapedra) e o aplicativo “Danone Carnaval”, para smartphones.

Os usuários que acessarem a fanpage terão seus avatares projetados em um telão instalado no carro alegórico “Fábrica de Delícias” diretamente no desfile real da escola, na madrugada do dia 20 de fevereiro.

Para participar, é preciso responder a um quiz sobre o carnaval. O resultado vai identificar o perfil do folião virtual e indicará qual ala combina mais com ele.

Segundo Ricardo Vasques, diretor de marketing da Danone, a marca deseja ficar cada vez mais próxima do seu consumidor. “Entendemos que, em um evento como o Carnaval, as ferramentas digitais potencializam muito esse objetivo, uma vez que possibilitam aos consumidores que interajam com a ação e participem efetivamente do projeto, de forma lúdica e memorável.”

Em outra frente, a Wunderman também desenvolveu o app “Danone Carnaval”, que reúne uma série de funcionalidades e foi concebido especialmente para levar diversão e entretenimento aos consumidores da marca.

Após o download gratuito do aplicativo na App Store ou no Android Market, os foliões verão no celular animações em 3D espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro, com motivos de carnaval e relacionadas à linha de produtos da Danone.

A partir de hoje estará disponível um serviço de wifi grátis em 20 pontos na zona sul e oeste do Rio, próximo aos locais onde vão desfilar os tradicionais blocos de carnaval de rua. Ao direcionar o celular para os locais indicados no aplicativo e no site, o folião vai visualizar as animações em realidade aumentada na tela do smartphone.

Uma equipe de promotores espalhada pelos pontos da ação vai ajudar os usuários na localização e no passo a passo para fazer o download do aplicativo. Entre os locais que terão wifi, destacam-se Bibi Sucos, na Barra, Devassa Copacabana, Manoel e Juaquim em Copacabana, Koni Leblon, Caroline Café, no Jardim Botânico e Lord Jim Pub, em Ipanema.

O consumidor que baixar o aplicativo no celular e direcionar o aparelho para o logotipo Danone nas garrafas de 900 ml de Danoninho, Dan Up e Activia que se encontram nos PDVs também verá uma animação em terceira dimensão. Ela mostrará um animado casal de mestre sala e porta bandeiras dançando ao som do samba da Porto da Pedra.

A funcionalidade ainda poderá ser utilizada para os flyers em formato de máscaras de carnaval e gargaleiras presas às embalagens, impressas e distribuídas nos pontos de venda.